Economia

Debatidos problemas que mais afetam o setor hoteleiro algarvio

 
Tratou-se da primeira de diversas reuniões setoriais que o IEFP pretende realizar neste ano.

 
A Delegação Regional do Algarve do IEFP, IP, em colaboração com a Região de Turismo do Algarve e as Associações Empresariais, levou a efeito uma reunião setorial com os diretores de recursos humanos dos principais Grupos Hoteleiros do Algarve, tendo em vista não só auscultar as perspetivas para 2019, mas organizar e concertar respostas a problemas com que o setor se debate, designadamente em matéria de escassez de mão de obra qualificada na região, captação e fixação de novos recursos oriundos de outros mercados, melhoria da qualidade do emprego e necessidades de formação contínua dos trabalhadores do setor.
 
Em comunicado o IEFP faz saber que durante a reunião, que contou com a presença de mais de uma dezena de Grupos Hoteleiros, foram ainda abordados aspetos legislativos importantes para a região, como seja os contratos intermitentes, o novo regime da Segurança Social para o trabalho dos jovens em período de férias escolares, bem como o programa FormAlgarve.
 
As condicionantes decorrentes da falta de alojamento e as ineficiências do sistema de transporte público foram referências assinaladas da generalidade dos Grupos Hoteleiros.
 
Como não poderia deixar de ser, numa região em que o setor turístico tem marcadas características sazonais, os problemas da rotação do pessoal, e as dificuldades na fixação de jovens na atividade, foram temas presentes, avança o IEFP.
 
Em matéria de formação contínua dos trabalhadores do setor, foi referido a importância da concertação da oferta formativa entre os diversos operadores, bem como a oferta formativa do IEFP durante a época baixa para os desempregados sazonais.
 
Foram ainda avaliados os canais de comunicação entre o IEFP e as empresas do setor, e lançadas pontes para uma melhoria desses canais.
 
Tratou-se assim da primeira de diversas reuniões setoriais que o IEFP pretende realizar neste ano, estando já em preparação a próxima com as entidades da Economia Social, que contará com a colaboração do Centro Distrital da Segurança Social.