Família
Deixe o seu filho mostrar-lhe o que sabe fazer
Vivemos num tempo em que quase que nos esquecemos de ouvir e de observar os outros, em virtude de andarmos muito ocupados e embrenhados com tantos estímulos em nosso redor.

 
Às vezes é preciso parar, escutar e olhar algo tão simples quanto deixar os nossos filhos falarem, explicarem e mostrarem aquilo que aprenderam ou que nem sabem que aprenderam. Quero dizer que, com tanta aceleração em nosso redor, andamos de um lado para o outro sem conseguirmos aproveitar o tempo de qualidade que esta vida moderna também nos oferece. Temos muitos mais interesses, tal como temos muito mais conhecimento e capacidade de apreciar a beleza das coisas, conversamos e interpretamos a realidade de uma forma mais evoluída, o que nos permite conversar com os nossos filhos e acompanhar o que nos dizem.
  
É muito gratificante estar uns bons minutos à conversa com as crianças, pois para além de podermos viajar nas suas fantasias e histórias infantis, sabemos como estão a evoluir e a acompanhar aquilo que aprendem na escola e nas atividades em que participam.
 
Ao mesmo tempo, eles sentem-se muito bem com o interesse dos pais pelas suas vivências, aquisições e experiências, já que, não há nada melhor no mundo que a atenção dos pais, o interesse daqueles que nos são muito importantes e com quem se gosta de estar.
  
Sentir que um pai ou uma mãe estão disponíveis é uma enorme riqueza para os mais novos, faz com que se sintam queridos, amados e que os pais se envolvem nos seus assuntos e brincadeiras. Ao mesmo tempo, é nesses momentos em que a criança dialoga com os pais, que mostra o que sabe e, quantas vezes está muito mais avançada do que aquilo que poderíamos julgar…
  
Se é pai ou mãe, dedique um tempinho no final do dia para ouvir o seu filho e permita-se descobrir as suas habilidades. Esse tempo faz bem a todos, pois é uma agradável paragem após um dia de trabalho que também nos faz recuperar o tempo em que éramos mais pequenos, com os nossos sonhos, com uma imaginação fantástica e com muitas histórias para contar.
  
Deixe-o dizer o que lhe vai na mente, pois essa é uma boa oportunidade para saber de forma livre e descontraída como é que está a apreender o mundo, as pessoas, as situações do seu quotidiano. Essa liberdade aproxima-vos e cria laços para a vida.
 
É normal que, muitos pais pensem que também não receberam essa atenção e carinhos dos seus progenitores, mas essa falta ainda reside dentro de nós, apesar de adultos. Por isso, não repita aquilo que considera um erro e faça este trabalho de casa lado a lado com os mais novos, pois para além de proporcionar grandes encontros em família, está a cultivar o jardim que ficou incompleto na sua infância e juventude.
 
Como estamos sempre a voltar atrás para nos reiniciarmos, aproveitamos para preencher as lacunas do passado com novos despertares e interesses, daí ser importante para todos aproveitar o tempo das refeições para conversar com os nossos filhos e aquele momento antes de dormir, no banho ou no tapete da sala ou do quarto em que todos se sentam sem a TV e conversam livremente.
 
É interessante saber o que os nossos filhos sabem sem que precisemos de lhes perguntar, basta que os escutemos e observemos. Eles têm muito para nos dizer, despertar e mostrar, para além de se sentirem próximos dos pais e de criarem laços mais fortes com que é a sua referência.
 
Fátima Fernandes