Uma delegação do PCP, integrando o deputado Paulo Sá eleito pelo Algarve, visitou o Centro de Saúde de Silves, que engloba as Extensões de Saúde de Alcantarilha, Algoz, Armação de Pêra, Pêra, S. Bartolomeu de Messines, S. Marcos da Serra e Tunes.
Após a visita a mesma delegação inteirou-se dos problemas que afetam o normal funcionamento daquela unidade de saúde, nomeadamente, ao nível dos "recursos humanos, instalações, da rede informática e do parque automóvel".
No Centro de Saúde de Silves os comunistas constataram a falta 4 a 5 médicos de família, "onde a carência de médicos tem sido suprida, de forma parcial e precária, com o recurso a empresas prestadoras de serviços, faltando também pelo menos 2 enfermeiros, assistentes técnicos e assistentes operacionais", onde não há nutricionista, o assistente social presta serviço no Centro de Saúde de Silves dois dias por semana, o psicólogo o fisioterapeuta e o terapeuta ocupacional apenas um dia por semana.
A Extensão de Saúde de S. Marcos da Serra não tem condições adequadas de funcionamento, confirmou o Grupo Parlamentar do PCP, "sendo necessário e urgente dotar esta unidade de saúde de novas instalações", com a sede do Centro de Saúde, e as extensões de saúde de Pêra e de S. Bartolomeu de Messines, a registarem problemas ao nível de infiltrações e humidade, necessitando de obras de beneficiação.
A rede informática do Centro de Saúde de Silves também não dá resposta ao trabalho exigido, "possuindo uma largura de banda insuficiente, que se traduz numa excessiva lentidão de resposta".
Por fim, o parque automóvel do Centro de Saúde de Silves é insuficiente, condicionando as visitas ao domicílio realizadas pelos profissionais de saúde da Unidade de Saúde na Comunidade Rio Arade.
Assim, o Grupo Parlamentar do PCP questionou o Ministro da Saúde sobre as medidas que serão tomadas para garantir que o Centro de Saúde de Silves disponha de profissionais de saúde em número adequado às suas necessidades; a conversão dos contratos de emprego e inserção em contratos de trabalho com vínculo à Administração Pública; a (indevida) externalização de serviços neste centro de saúde; a necessidade de dotar a Extensão de Saúde de S. Marcos da Serra de novas instalações; a necessidade de obras de beneficiação na sede do Centro de Saúde, assim como nas extensões de saúde de Pêra e de S. Bartolomeu de Messines; a modernização da rede informática do Centro de Saúde de Silves, e a renovação do parque automóvel, eliminado os constrangimentos atualmente existentes nas visitas ao domicílio.