O Delegado Regional do Algarve do IEFP, Carlos Baía, visitou ações de formação desenvolvidas no âmbito do Programa Formação Algarve nos concelhos de Castro Marim e de Vila Real de Santo António.
Em Altura, no concelho de Castro Marim, foi visitada, no dia 19 de janeiro, a ação de Serviço de Restaurante Bar, frequentada por 20 formandos.
Em Vila Real de Santo António, foram visitadas as ações de Construção Civil/Jardinagem, com 20 formandos e de Receção Hoteleira/Serviço de Andares, com 20 formandos.
As ações reúnem trabalhadores de diversas entidades empregadoras e alguns desempregados, permitindo a troca de experiências que poderão ser úteis para todos.
O objetivo do Programa Formação Algarve é combater os efeitos da sazonalidade no emprego na região do Algarve e reforçar a competitividade e a produtividade das empresas, através da concessão aos empregadores de um apoio financeiro à renovação, ou, conversão de contratos de trabalho a termo certo, ou, incerto, em contratos de trabalho sem termo, dinamizando durante o período da designada época baixa, um programa de qualificação de trabalhadores.
No âmbito deste Programa, segundo o IEFP, foram apresentadas 68 candidaturas para abranger 444 trabalhadores, em 2015.
Os trabalhadores frequentarão percursos formativos com duração entre 300 e 600 horas ,que incluem conteúdos de formação transversal (Comunicação, Empreendedorismo, Inclusão, Gestão e Segurança e Higiene no Trabalho) e conteúdos de formação técnica especifica (Turismo, de Serviço de Andares, Serviço de Restaurante/Bar, Pastelaria, Receção Hoteleira, Atividades de Animação, Cozinha, entre outros).
Durante a visita a estes dois concelhos do sotavento algarvio, Carlos Baía teve oportunidade de verificar as condições de realização das ações e de conhecer e ouvir os formandos que as frequentam.
Ao almoço, confecionado e servido pelos jovens formandos do IEFP dos cursos de Cozinha/Pastelaria e Restaurante/Bar, reuniram-se representantes do IEFP, algumas entidades empregadoras locais e a Vice-Presidente da autarquia de Vila Real de Santo António, Maria da Conceição Cipriano Cabrita, responsável pelo pelouro do Emprego onde foram abordados assuntos relativos ao emprego e à formação profissional naquele território.