A Delegada de Saúde Regional, Ana Cristina Guerreiro, confirmou esta manhã em conferência de imprensa, que não há casos novos no Algarve nos últimos dois dias.
Segundo avançou, o Algarve tem até agora 356 casos confirmados, 19 internados, 3 deles na Unidade de Cuidados Intensivos.
A Delegada de Saúde registou ainda que há 236 recuperados, 170 estão sob vigilância ativa. Relativamente aos óbitos houve mais dois nos últimos dias, (10 e 15 de maio), referentes a duas utentes do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime, subindo para 15 o número de óbitos na região.
Ana Cristina Guerreiro acentuou que os focos de contágio estão numa fase de estabilização e mesmo de redução, referindo-se à situação dos migrantes na região.
Explicou que por vezes os dados nacionais da DGS, divergem em relação aos dados dos Municípios, na medida em que «nem sempre o local da ocorrência coincide com o local da residência dos casos confirmados, o que por norma leva sempre 2 a 3 dias a atualizar a informação». Quanto aos testes, avançou que já foram realizados no Algarve 22 mil testes, entre o ABC, o Laboratório de Saúde Pública e os laboratórios privados. Dos testes realizados aos lares da região, todos deram negativo, à exceção do Lar de Boliqueime, estando a decorrer a bom ritmo, os testes nas Unidades de Cuidados Continuados.
Acrescentou que com a aproximação da época balnear, o encerramento de praias pode ocorrer, «se as autoridades de saúde assim o entenderem, se houver casos novos numa determinada praia ou se eventualmente as pessoas não respeitarem as regras de segurança, no entanto, estamos a acreditar que as pessoas sejam também reguladoras das normas vigentes por parte da DGS», concluiu.
Emídio Santos