Economia

Deloitte paga propinas a 22 alunos da Ualg

 
Os 22 alunos selecionados para o Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Tecnologias Informáticas, já iniciaram a formação, numa parceria entre a Universidade do Algarve (Ualg) e a Deloitte, através do programa BrightStart.

Segundo comunicado da Ualg, estes alunos vão usufruir de uma bolsa de longa duração, isenção de todos os custos académicos, incluindo as propinas mensais e taxas de inscrição no referido curso, uma vez que todos estes custos serão suportados pela Deloitte. 
 
O valor da bolsa é progressivo e depende do desempenho académico-profissional do estudante ao longo do curso. O programa tem duração total de 5 anos durante os quais os alunos irão completar um CTeSP (dois anos) e terão a oportunidade de concluir uma licenciatura (três anos) na área das Tecnologias Informáticas.
 
Gonçalo Pego, proveniente da Escola Secundária de Tavira, é um dos 22 escolhidos de entre os mais de 96 candidatos que tentaram a sua sorte no novo curso técnico superior profissional da UAlg. "Sempre soube que queria seguir algo relacionado com a área da Informática e, por isso, o Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Tecnologias Informáticas foi uma escolha à minha medida. A licenciatura será o próximo passo".
 
Neste grupo está também Bruno Gonçalves, que frequentava o curso técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, na Escola Secundária de Loulé. "Gosto de programação e de fazer coisas novas e encaro esta oportunidade como um desafio de poder trabalhar numa empresa com um grande nome como a Deloitte."
 
Karla Albuquerque, manager da Deloitte, refere que esta formação se trata de "um curso de aceleração de competências técnicas, muito voltado para a programação". Exemplo disso foi o facto de, logo no primeiro dia de aulas, os alunos terem recebido um computador portátil, que, como esclarece, "será o seu instrumento de trabalho", à semelhança do que acontece "com qualquer outro profissional da Deloitte". 
 
O principal objetivo é "prepará-los para o mercado profissional, no primeiro semestre com aulas em full-time, e a partir do segundo semestre até ao final do curso divididos entre a vertente académica e a profissional, participando em projetos reais da Deloitte". Questionada sobre a importância desta parceria, Karla Albuquerque explica: "os profissionais de Informática estão muito escassos no mercado, por esse motivo queremos apostar na sua formação e investir nestes potenciais talentos. Vamos prepará-los de forma a que, no final do curso, estes alunos não sejam apenas licenciados nesta área, mas contem também com quatro anos e meio de experiência, o que fará com que o seu valor no mercado seja maior do que o de um recém-licenciado."
 
Pedro Cardoso, docente do Instituto Superior de Engenharia da UAlg, será o coordenador do curso.