Desporto

Depois do rali, Miguel Oliveira voltou ao Algarve para competir no BTT

Fotos - Rui Gregório
Fotos - Rui Gregório  
 
 
 
A edição deste ano, do Albufeira Race Nature, teve um recorde de participantes, com mais de seis centenas de atletas nacionais e internacionais. O evento que decorreu no fim de semana de 27 a 29 de janeiro, contou com os melhores desportistas a nível nacional e atletas representantes de doze nacionalidades, com destaque para a participação do bicampeão belga Frans Claes.

O Albufeira Race Nature é uma prova de bicicletas de montanha, considerada a prova de arranque da nova época desportiva do BTT e que serve, simultaneamente, de preparação para provas internacionais como “Cape Epic”, na África do Sul. 
 
A iniciativa contou com a organização do Município de Albufeira, e a parceria de clubes da modalidade, nomeadamente o Clube BTT Amigos de Albufeira e o BTT Clube Desportivo de Areias de São João, e a organização técnica da Cabreira Solutions, cujo diretor técnico e diretor de prova é o bicampeão nacional e vencedor da Volta ao Algarve (2006) João Cabreira.
 
Para a dupla vencedora da classificação geral, os campeões belgas Jurgen Roelants e Frans Claes (Pure/encapsulations-ktm), a prova apresentou um traçado "muito interessante e com paisagens verdadeiramente deslumbrantes". Destaque também para a vitória da geral nos escalões individuais do bracarense Luís Ferreira (BTT Seia) e da embaixadora algarvia, Celina Carpinteiro (BTT Loulé/Elevis). Na prova de Gravel (nova vertente do ciclismo associada ao evento) a vitória sorriu ao portuense Carlos Aguiar (Supergrupetta Polymarkbike Team).
 
Um dos pontos altos do evento foi a participação do piloto de Moto GP, Miguel Oliveira, que fez dupla com Miguel Praia, piloto de Superbikes e diretor do Autódromo Internacional do Algarve, que iniciaram a Race Nature de “roda no ar” com o prólogo de sexta-feira e terminaram de igual modo as duas etapas em linha, a fazer lembrar a grande vitória no GP de Portimão, em 2020. Miguel Oliveira mostrou-se bastante agradado com os três dias de BTT, tendo aproveitado o momento para convidar o público a encher as bancadas do Autódromo Internacional do Algarve, nos próximos dias 23, 24 e 25 de março, no regresso do Moto GP à região.