“Abril águas mil” é o ditado popular que se mantém atualizado.
Segundo as previsões do Instituto Português do Mar e Atmosfera, os próximos dias serão marcados por fortes alterações nas condições metereológicas um pouco por todo o território do continente.
O distrito de Faro também será afetado pelo vento forte e pela chuva, mas com temperaturas amenas.
O IPMA dá conta de um cenário de depressão relativamente extensa, que vai afetar Portugal continental até terça-feira, se bem que os dias mais gravosos serão a tarde de hoje, amanhã [sexta-feira] e até ao meio da tarde de sábado.
Segundo o mesmo instituto, a tarde desta quinta-feira, o dia de sexta e sábado serão marcados pelo vento e chuva forte, por vezes acompanhada de trovoadas e de granizo.
Este estado de tempo resulta de uma depressão sob o Atlântico que vai afetar Portugal continental até terça-feira.
De acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a partir do meio da tarde de sábado e durante domingo e segunda-feira vai haver uma melhoria do estado do tempo que volta a ser instável na terça-feira.
No Algarve, a chuva e o vento também vão marcar o dia de amanhã e sábado, sendo de sublinhar cuidados redobrados com algumas atividades.
A partir da tarde de sábado, o tempo deverá melhorar, sendo que, a ocorrer chuva, será fraca e pouco frequente, informa o IPMA.
Apesar do vento e da chuva, as temperaturas vão permanecer amenas um pouco por todo o país.
As máximas vão variar entre os 17 e os 20 graus Celsius, com exceção da Serra da Estrela, e as mínimas entre os 08 e os 12ºC.