Política

Deputada Ana Passos reticente quanto à indefinição do Brexit mas optimista face ao turismo algarvio

 
A deputada algarvia do PS, diz ser motivo de preocupação os potenciais impactos que o Brexit, pode ter na economia regional, "tendo em conta que o mercado britânico é o principal emissor de turistas para o Algarve. Cerca de 64% do total de turistas britânicos que visitam Portugal entram pela nossa região, nomeadamente através do aeroporto de Faro onde aterram todos os anos mais de 1 milhão de passageiros provenientes do Reino Unido".

 
Para Ana Passos o impasse nas várias negociações para um acordo de saída do Reino Unido da União Europeia, "tem resultado num clima de insegurança e de incerteza quanto à evolução da atividade turística na região, cenário agravado pela desvalorização da libra que pode comprometer a escolha do Algarve para destino de férias por parte dos britânicos".
 
No entanto a parlamentar assinala, "as boas notícias divulgadas no passado dia 15 deste mês, pelo Instituto Nacional de Estatísticas: com dados relativos a janeiro de 2019, onde o Algarve começou o ano a registar uma subida acima da média nacional de todos os indicadores turísticos, sendo a região que mais cresceu nos proveitos totais e no número de hóspedes, com o mercado britânico a apresentar um crescimento de 11,7% no número de hóspedes e de 6,9% nas dormidas. Tendência que deverá manter-se já que o número de passageiros do Reino Unido desembarcados no aeroporto de Faro, em fevereiro deste ano, cresceu 15% face a igual período de 2018".
 
Ana Passos aponta que este crescimento do setor "revela que a estratégia definida por do Governo, de combate aos potenciais impactos negativos do Brexit, já está a dar bons resultados para o Algarve e, consequentemente, para Portugal".
 
A deputada sublinha ainda "a forma expedita e ampla como foi elaborado e divulgado o Plano de Contingência, fazendo de Portugal o país que mais se destacou na preocupação do relacionamento futuro com os cidadãos britânicos; no reforço da equipa do Turismo de Portugal no Reino Unido; nas campanhas específicas para este mercado, como a #Brelcome; na disponibilidade de mais 900 mil euros, a partilhar pelo Algarve e Madeira, para uma nova campanha de promoção da nossa região; e no esforço no reforço de rotas e a aposta na diversificação da oferta turística".