Política

Deputado Cristóvão Norte fala em "situação explosiva" nos Hospitais do Algarve

 
Em comunicado o deputado algarvio do PSD diz que o Centro Hospitalar Universitário do Algarve por apresentar "os piores indicadores clínicos e financeiros", tem gerado ao mandato do Conselho de Administração que terminou, "manifestações de indisponibilidade e completa e absoluta desagregação dos órgãos dirigentes, adensando um grave clima de desmotivação e repúdio, com danos para os serviços".

 
O parlamentar aponta um abaixo-assinado, "subscrito por largas dezenas de médicos, entre diretores de serviço e assistentes graduados seniores", com conhecimento à Ministra da Saúde, a pedirem medidas "efetivas de caráter urgente", apelando à nomeação de novo órgão de gestão.
 
Cristóvão Norte, afirma que “a situação no CHUA degrada-se por desistência e que a negação da saúde alastra no Algarve a um ritmo intolerável". Defende por isso, que o Algarve "seja prioridade nacional e que um novo conselho de administração, com novas políticas públicas, tenha condições de reunir as boas vontades que existem para dar aos algarvios o que têm direito:no Algarve, o SNS de universal nada tem" sublinha.
 
O deputado social democrata regista que o abaixo-assinado relata que não foram tomadas medidas sobre "a fixação de profissionais, de renovação tecnológica, da disponibilidade de exames complementares, nem no aproveitamento atempado de consumíveis clínicos, quando não de medicamentos".
 
Rui Cristina, Ofélia Ramos e Cristóvão Norte, deputados do PSD eleitos pelo Algarve, dizem associar-se a esta iniciativa, confirmando que vão tomar várias diligências no parlamento para exigir que este problema seja "rapidamente superado".