Política

Deputado Cristovão Norte refere que eletrificação da Linha do Algarve «é uma miragem»

 
O deputado do PSD, revelou em comunicado que foi hoje tornado público, e confirmado pelas Infraestruturas de Portugal, que as obras com vista à eletrificação da Linha do Algarve, "têm novo prazo de conclusão prevista apenas para 2023, sofrendo um atraso de 3 anos".

 
O parlamentar lembra que a este respeito, "quer os responsáveis da tutela inquiridos na Assembleia da República ou em deslocações ao Algarve, quer os dirigentes das Infraestruturas de Portugal, anunciaram publicamente que as obras começariam ainda em 2019 e que estariam concluídas em 2020".   
 
Cristóvão Norte, assinala que «a palavra, os prazos e os compromissos já serviram para criar uma ilusão de que estava a avançar uma coisa importantíssima que afinal está parada». Segundo defende «o Algarve precisa desta obra, de um inter cidades regional, rápido e que seja alternativa a outras formas de mobilidade». 
 
Cristóvão Norte afirma que «todos os recordes de supressões de comboios têm sido batidos o que prejudica o dia a dia de muitos milhares de pessoas, especialmente as mais pobres e sem alternativa; as avarias são constantes, a desorganização é total, pelo que a ferrovia tem que ser central no modelo de mobilidade regional e essa decisão continua a ser adiada».
 
Os deputados do PSD Cristóvão Norte, Rui Cristina e Ofélia Ramos irão dirigir uma pergunta ao Ministro Pedro Nuno Santos, exigindo que "a obra prioritária avance o mais rapidamente possível".