Alexandre Pereira, deputado municipal do PAN em Olhão, diz ter apresentado no dia 21 de dezembro de 2021, uma proposta intitulada “Aproximar a política da comunidade” para que a Assembleia Municipal de Olhão aprovasse a transmissão online, em direto, das sessões públicas através de canal próprio.
Segundo o deputado municipal, depois de várias reuniões da comissão de revisão do regimento, a proposta acabou por ser apresentada em sessão extraordinária da Assembleia Municipal, tendo sido aprovada por unanimidade na sua generalidade mas rejeitada por parte da maioria socialista.
Em comunicado, o representante do PAN diz estranhar a posição da bancada do PS e dos presidentes de junta de freguesia do partido socialista, «quando dias antes, alguns membros desta assembleia que votaram contra, aprovaram uma proposta idêntica que visava a transmissão das sessões, ordinárias e extraordinárias da AMAL, em direto (online), nos formatos de vídeo e áudio, acessível a todos os cidadãos. Se isto não é uma tremenda contradição, não sei o que será», refere.
Alexandre Pereira acrescenta que «segundo alguns deputados, um dos argumentos para o voto contra é o perigo de manipulação das imagens que, a acontecer, seria algo surreal. São já centenas os municípios e juntas de freguesia que transmitem as sessão de Assembleia Municipal e de Freguesia online, rumo a uma transição digital com todos os benefícios que este avanço significa para o ambiente, economia e sustentabilidade».
O PAN considera que é da responsabilidade dos agentes políticos e decisores estimularem e facilitarem a participação dos cidadãos, «pois uma política transparente e de proximidade confere confiança à população».