Política

Deputado do PCP no Parlamento Europeu visitou produtores de sal no Algarve

Empresa Necton
Empresa Necton
Empresa Salexpor
Empresa Salexpor
Cooperativa Terras de Sal em Castro Marim
Cooperativa Terras de Sal em Castro Marim
Miguel Viegas, deputado do PCP no Parlamento Europeu esteve na passada segunda feira, 4 de Fevereiro de visita ao sotavento algarvio, numa jornada dedicada à produção de sal.

 
Comunicado da Direção Regional do Partido, avança que de manhã o deputado visitou as empresas Necton e Salexpor em Olhão, tendo de tarde reunido com a Cooperativa Terras de Sal em Castro Marim. 
 
O PCP defende que o sal marinho tem "uma importância que vai muito para lá do seu peso económico, apresentando um enorme potencial de desenvolvimento que não está a ser devidamente aproveitado pelos responsáveis governamentais, com empresas que querem expandir a sua área de produção mas esbarram com a intransigência dos poderes públicos que não oferecem soluções, havendo inúmeras salinas por recuperar, ao mesmo tempo que se importa sal para cobrir as necessidades nacionais".
 
Os deputados do PCP insistem que é preciso ajudar a construir "uma verdadeira estratégia de desenvolvimento do setor assente na defesa e valorização do sal marinho tradicional, controlando as importações de sal, fiscalizando as práticas de dumping ao nível da grande distribuição". 
 
Ao nível da produção, os comunistas referem no mesmo documento, que é necessário "clarificar e assumir" a produção e extração de sal como uma atividade agrícola ao serviço do meio ambiente e da biodiversidade, "evitando a todo o custo que o sal industrial extraído a partir de minas possa ser considerado como sal biológico como pretendem alguns países do norte da Europa, subvertendo a lógica da produção biológica".