José Carlos Barros, deputado do Algarve eleito pelo PSD, defendeu na Assembleia da República a importância da instalação de uma depuradora que possa estar ao serviço dos mariscadores da Baía de Monte Gordo.
Durante a audição à Ministra do Mar, no âmbito da discussão na especialidade do Orçamento de Estado, José Carlos Barros realçou a importância da atividade do marisqueio para um conjunto alargado de famílias, e os problemas que resultam dos longos períodos de interdição que se têm vindo a verificar.
De acordo com o deputado do PSD, durante boa parte do ano passado os mariscadores do Sotavento Algarvio, nomeadamente na Ria Formosa e na Baía de Monte Gordo, viram-se impedidos de exercer a atividade de apanha de conquilha e, portanto, «privados da obtenção de quaisquer rendimentos».
A instalação de uma depuradora ultrapassaria os constrangimentos que atualmente se verificam, permitindo aos mariscadores da Baía de Monte Gordo, nomeadamente, exercer a atividade durante a maior parte do ano e valorizar o preço da conquilha.