Política

Deputados do PS eleitos pelo Algarve questionam: "Porque circulam comboios a diesel quando a linha está eletrificada?"

Foto - Algarve Primeiro
Foto - Algarve Primeiro  
Os deputados do Partido Socialista eleitos pelo Círculo Eleitoral de Faro querem saber por que razão os comboios a diesel continuam a circular na linha ferroviária do Algarve quando as obras de eletrificação já terminaram, tendo sido efetuados os testes de certificação.

PUB

Numa pergunta dirigida ao Ministro das Infraestruturas e Habitação, Luís Graça e Vítor Guerreiro recordam que os governos do Partido Socialista garantiram o financiamento e lançaram as obras de eletrificação da linha de comboio do Algarve, "pelo que não se compreende por que continuam a circular as automotoras a diesel", sublinham os deputados numa nota divulgada pelo Grupo Parlamentar do PS.

A missiva lembra que foram realizadas duas empreitadas, de Vila Real de Santo António a Faro e de Lagos a Tunes, num investimento global da ordem dos 80 milhões de euros, tendo as obras de eletrificação sido concluídas e sido realizadas as viagens de teste de uma composição elétrica para a certificação da linha - a primeira das quais a 24 de junho de 2025.

Nesse sentido, os deputados socialistas perguntam quando prevê o Governo colocar novas composições elétricas a circular na linha do Algarve e que tipo de composições serão, pedindo igualmente cópia do processo de certificação realizado ao troço de Vila Real de Santo António a Faro e ao troço de Tunes a Lagos, nomeadamente as suas conclusões técnicas.

Luís Graça e Vítor Guerreiro sublinham que os algarvios aguardaram pela eletrificação da linha férrea do Algarve com muita expectativa, "pelo contributo que dará em termos de mobilidade sustentável, de rapidez, de conforto e fiabilidade do transporte ferroviário", completam.