Política

Deputados do PSD Algarve preocupados com falta de pagamento a militares da GNR

 
Os deputados algarvios do PSD, dizem em comunicado, que foi "com enorme surpresa" que tomaram conhecimento do atraso no pagamento aos militares da GNR que, em agosto de 2021, prestaram serviço no concelho de Lagoa.

Os parlamentares avançam que devido à ausência de um dispositivo adequado às necessidades existentes durante o verão, a Câmara Municipal de Lagoa requisitou serviços remunerados à GNR para que os militares pudessem exercer funções fora do serviço de escala, com um considerável acréscimo horário. Apesar de o pagamento ter sido feito, antecipadamente, pela autarquia à GNR, "a verdade é que os militares que estiveram no terreno ainda não foram compensados pelo esforço feito, que em certos casos chegou às 6 horas diárias", adiantam.
 
Os deputados Luís Gomes, Rui Cristina e Ofélia Ramos criticam "a política cega de cativações" feita pelo Ministério das Finanças "que retém, há um ano, mais de 8 mil euros que são, por direito, dos elementos da GNR". Temem que o problema se repita, com os mesmos militares que se encontram, mais uma vez, a prestar serviços remunerados para a Câmara Municipal de Lagoa até ao final do mês de setembro.
 
Perante estes factos, os parlamentares dos PSD eleitos pelo círculo de Faro vão pedir esclarecimentos ao Ministro da Administração Interna não só sobre a ausência de pagamento a estes militares como a respeito dos planos de investimento para a região, "que tem um efetivo muito inferior às reais necessidades, de modo a garantir a segurança de toda a população", concluem.