Política

Deputados do PSD exigem ao governo cumprimento da lei e a base que estabelece desconto de 50% nas portagens das ex-SCUT

 
Os deputados do PSD eleitos pelo Círculo de Faro propuseram alterações à Proposta de Lei do Orçamento do Estado para 2022 para garantir que a base de cálculo a partir da qual são feitos os descontos em várias autoestradas do interior do país seja a mais vantajosa para os contribuintes.

Para os parlamentares, apesar de a lei definir um desconto de 50%, o Executivo socialista decidiu revogar a portaria que definia o custo da portagem nesse momento, para aplicar o desconto sobre um valor de 2011, fazendo com que o desconto efetivo seja inferior a 35%.
 
No caso do Algarve, os deputados entendem que a aplicação de descontos de 50% na A22 "permite reduzir, consideravelmente, os custos de utilização e vai facilitar a circulação na região". Por outro lado, consideram que incentivar a circulação nesta via, "significa retirar tráfego da EN125, há muito considerada uma das estradas mais perigosas do país e onde todos os anos dezenas de pessoas perdem a vida", apontam em comunicado.
 
Luís Gomes, Rui Cristina e Ofélia Ramos pretendem ainda ver já este ano o cumprimento da lei, plasmada no Orçamento do Estado para 2022 que prevê o desconto do valor a pagar nas portagens no caso dos veículos elétricos e não poluentes.
 
Criticam que "há mais de um ano que os condutores destes veículos poderiam estar a beneficiar de um desconto de 75% num conjunto de lanços e sublanços de autoestrada, mas apenas devido à inércia deste Executivo continuam sem beneficiar de qualquer incentivo, simplesmente porque a portaria que regulamenta este mecanismo continua por publicar".
 
Os social-democratas exigem ao Governo, que este incentivo seja operacionalizado um mês após a entrada em vigor do Orçamento do Estado para 2022, uma vez que representa um importante passo na descarbonização do país e na transição para os veículos elétricos.