Política

Deputados do PSD pedem esclarecimento sobre Hospital Central do Algarve

 
Os deputados do PSD eleitos pelo Algarve pretendem um esclarecimento "claro e urgente" sobre o futuro do Hospital Central do Algarve, porque entendem que "são cada vez mais notórias as diferenças entre o Governo e o Partido Socialista".

“O Ministro da Saúde anunciou recentemente, no Parlamento, que o novo Hospital Central do Algarve iria avançar em 2023, o que nos deixou com alguma esperança, no entanto, o que vemos é o Partido Socialista a chumbar qualquer iniciativa que vise um compromisso nesse sentido. O PSD apresentou uma proposta, no Orçamento do Estado, para que no primeiro semestre do próximo ano o Governo lançasse uma parceria público-privada para a construção deste novo equipamento, uma proposta que mereceu o voto contra do PS. A questão que fica no ar é: Em quem devem os algarvios acreditar? No Governo que promete ou no PS que recusa?”, refere o deputado Rui Cristina.
 
Os deputados Luís Gomes, Rui Cristina e Ofélia Ramos lamentam, que para o Executivo e para o PS o Hospital Central do Algarve não seja um tema de concórdia.
 
Para os deputados, o investimento no Serviço Nacional de Saúde tem vindo a cair e os dados da execução orçamental demonstram isso. Como tal, referem que entre janeiro e outubro deste ano, o Governo investiu 140,4 milhões de euros, cerca de 23,8% dos 589 milhões orçados para 2023. "O atual estado do SNS, com falta de médicos, encerramentos constantes de serviços hospitalares e listas para consultas e cirurgias que ultrapassam os365 dias, não se compactua com a política deste Governo que não cumpre as metas fixadas no Orçamento do Estado para 2022 e deixa por investir, na reta final do ano, cerca de 400 milhões de euros", completam os parlamentares.