Política

Deputados do PSD questionam Governo sobre futuro da maternidade do Hospital de Portimão

Os deputados do PSD eleitos pelo Algarve querem ver esclarecidas as dúvidas que, nos últimos dias, surgiram sobre o eventual encerramento da maternidade do Hospital de Portimão, pertencente ao Centro Hospitalar Universitário do Algarve.

PUB
Segundo adiantam os parlamentares em comunicado, a informação surgiu, «inesperadamente e para surpresa de todos», pelo Presidente do Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos que deixou no ar a possibilidade de se vir a encerrar em definitivo o bloco de partos de Portimão, ficando o serviço assegurado pelo Hospital de Faro, a mais de 70km de distância.
 
Assim, e de modo a esclarecer o futuro da Maternidade do Hospital de Portimão, os deputados do Grupo Parlamentar do PSD dirigiram, ao Ministro da Saúde duas questões:
 
1.Admite o Governo o eventual encerramento da maternidade da Unidade Hospitalar de Portimão do Centro Hospitalar Universitário do Algarve?
 
2.Não correspondendo à verdade a possibilidade desse encerramento, garante o Ministro da Saúde que a maternidade da Unidade Hospitalar de Portimão não encerrará no futuro?
 
No mesmo documento, Luís Gomes, Rui Cristina e Ofélia Ramos, dizem que «há muito que têm vindo a dar conta da falta de meios, humanos e não só, na região e que a assistência à população tem vindo a degradar-se mês após mês. No entanto, não é com o encerramento de uma maternidade que se pode contornar a gritante falta de médicos obstetras». Defendem que é «urgente» que o Governo tome as medidas para garantir a atração e fixação de médicos e outros profissionais de saúde, investindo nas suas carreiras, melhorando as condições de trabalho e reconfigurando a estrutura remuneratória.