Política

Deputados eleitos pelo PSD Algarve querem ouvir os responsáveis pelo CHUA e ABC no parlamento

 
Os deputados do PSD eleitos pelo Algarve vão chamar à Comissão de Saúde os membros do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve e a direção Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve, conhecido como ABC – Algarve Biomedical Center, depois de terem tido conhecimento da quebra de confiança entre as duas instituições, que pode levar à extinção do ABC.

 
Os deputados explicam em comunicado, que as divergências entre o CHUA e o ABC agudizaram-se nos últimos meses "e, se nada for feito, pode estar em causa a continuidade do Mestrado Integrado em Medicina, lecionado na Universidade do Algarve, razão pela qual, aliás, o Algarve Biomedical Center foi criado, em 2016, por indicação do Ministério da Saúde e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior".
 
Luís Gomes, Rui Cristina e Ofélia Ramos pretendem ouvir os responsáveis das duas instituições, para os esclarecimentos necessários sobre o futuro do consórcio e o impacto que terá, para o Algarve e para o país, o seu eventual termo. 
 
Os parlamentares dizem que, caso venham a manter-se as divergências entre o ABC e o CHUA, "o fim do Mestrado Integrado em Medicina terá graves consequências na formação de novos médicos e na sua fixação no Algarve, já bastante penalizada pela falta de clínicos".
 
Reconhecem ainda, que o ABC tem contribuído, para melhorar a prestação de cuidados de saúde na região e que foi "fundamental" nos últimos dois anos de pandemia com ações de testagem e rastreio a nível nacional no âmbito da Covid-19.