Ambiente

Desafios da gestão de água doce no estuário do Guadiana discutidos pelo projeto SWITCH

 
No âmbito do projeto de investigação SWITCH, realizou-se no passado dia 30 de novembro no Centro Ciência Viva de Tavira, uma 1ª reunião, que teve como objetivo identificar e discutir os atuais desafios na gestão de água doce em estuários, nomeadamente no estuário do Guadiana.

Na reunião participaram técnicos e responsáveis de municípios, entidades gestoras, associações locais e investigadores da Universidade do Algarve.
 
"Os contributos de todos os participantes serão incluídos no relatório final do encontro, com vista a uma melhor compreensão das necessidades, desafios e soluções para a gestão sustentável da água neste estuário", explica o Centro de Ciência Viva. É intenção dos promotores, realizarem ao longo do projeto, reuniões que promovam a aplicabilidade prática dos resultados, pelos diferentes intervenientes regionais.
 
O projeto "SWITCH - Alternância quinzenal dos forçamentos de fluxo residual em estuários",  é da responsabilidade do investigador Erwan Garel do Centro de Investigação Marinha e Ambiental - CIMA da Universidade do Algarve e tem como parceiros a Universidade da Florida, a Universidade de Sevilha, o Centro de Ciência Viva de Tavira, o LNEC - Laboratório Nacional de Engenharia Civil e a Universidade de Granada, sendo financiado pela FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/CTA-OHR/4268/2021).
 
Para mais informações sobre o projeto consulte https://switch.cvtavira.pt/.