O Centro de Informação Europe Direct do Algarve estará presente na VI Feira da Dieta Mediterrânica, em Tavira, de 7 a 9 de setembro.
Neste período, será divulgada a temática dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, cuja execução, nas palavras da Comissão Europeia, “constitui um compromisso comum e necessita da participação e cooperação de todos, Estados-Membros e sociedade civil em geral, no quadro da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas”.
O Prémio Europeu do Desenvolvimento Sustentável foi criado por iniciativa da Comissão Europeia, para dar a conhecer e recompensar os esforços e a criatividade dos cidadãos, empresas e organizações que promovem iniciativas que são oportunidades concretas de fazer cumprir os objetivos de desenvolvimento sustentável e podem servir de fonte de inspiração a outros. E todos se podem candidatar: jovens, entidades públicas, entidades privadas, sociedade civil. O prazo para apresentação das candidaturas termina em 14 de setembro. O tema deste ano é «Mobilizar as pessoas e assegurar a inclusão e a igualdade». O prémio não é monetário mas proporciona grande visibilidade ao atrair o interesse do público e dos meios de comunicação, realça comunicado da CCDR, enviado às redações.
Na VI Feira da Dieta Mediterrânica, todos os dias pelas 19 horas, acontecerá «A maior lição do mundo», onde se darão a conhecer os rostos de projetos regionais que ajudam a cumprir estes Objetivos. “Para transformar o nosso mundo, sem deixar ninguém para trás #FazaTuaParte e vem conhecer o Voluntariado Ambiental para a Água (APA-ARH), o programa Mentores para Migrantes (ACM-CNAI) e o projeto He4SHE e PatherWays (Cooperativa ECOS)”, que a equipa do Centro de Informação Europe Direct Algarve convida, apontando-os como “potenciais candidatos ao Prémio Europeu do Desenvolvimento Sustentável”.
Alojado na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, o Centro de Informação Europe Direct é um serviço público que tem como principal missão difundir e disponibilizar uma informação generalista sobre a União Europeia, as suas políticas e os seus programas, aos cidadãos e integra uma Rede de Informação da Direcção-Geral da Comunicação da Comissão Europeia, constituída por cerca de 500 centros espalhados pelos 28 Estados-Membros da União Europeia.