Curiosidades

Descubra como o lazer económico aumenta a saúde e bem-estar

 
Estudos comprovam que, preencher o tempo livre com momentos de lazer aumenta a saúde e o bem-estar físico, mental e emocional, razão pela qual dedicamos este apontamento a essa área fundamental.

 
São muitas as famílias que já descobriram a importância de dedicar uma boa parte do seu orçamento a momentos de descompressão e de bem-estar, no entanto, há quem ainda não tenha despertado para algo tão simples e saudável quanto programar o tempo livre, por isso, decidimos dar uma ajuda, mesmo para quem se queixa da falta de dinheiro para o fazer.
 
Uma simples caminhada no final do dia de trabalho, pode ser um importante aliado do bem-estar e a consciência de que é importante desligar da atividade do dia a dia. 
 
Fotografar é algo tão simples e saudável que merece ser enumerado nas sugestões de lazer. É muito agradável captar imagens da natureza e apreciá-las mais tarde, tal como é positivo reconhecer que se dedicaram alguns momentos a fazê-lo.
 
A leitura também faz parte dos momentos de lazer e assume-se como uma oportunidade de viajar por uma história que nos remete para outras realidades. É uma excelente opção para um final de tarde que se quer descontraído e de encontro pessoal.
 
Andar de bicicleta também faz parte do leque de ingredientes para a conquista da felicidade. Depois de adquirida a bicicleta, pode-se optar por andar sozinho, em grupo ou em família. Faz bem à saúde física, mas também mental e emocional.
 
Um passeio à beira-mar é indispensável para quem quer ter mais saúde e momentos de relaxamento. Está provado que, o simples facto de colocar os pés na areia, aciona imediatamente a noção de descanso e de bem-estar no cérebro, razão pela qual deve dedicar algum tempo para percorrer o areal. Na montanha ou em qualquer outro local, também se pode apreciar a natureza, tirar as tais fotos e fazer um piquenique.
 
O lanche ao ar livre está na lista de roteiros para a felicidade, por isso, combine em família e organize o tal piquenique no campo ou em qualquer local que lhe desperte boas emoções. Não se esqueça de que, as crianças adoram esta modalidade e, é uma excelente sugestão para férias ou fins de semana. Também pode fazê-lo num final de tarde em vez de jantar em casa!
 
As viagens estão no topo da felicidade, uma vez que, está provado que, muito mais que adquirir um bem material o prazer de uma escapadinha permanece no organismo durante um maior período de tempo, por isso, seja turismo de aventura, cultural ou gastronómico, inclua uma viagem na sua vida de vez em quando.
 
Desde o século XIX que se explora o conceito de turismo por se perceber que, realmente só o trabalho não traz felicidade ao ser humano. Percebeu-se a importância de reservar algum dinheiro para explorar nessa área, pelo que a oferta tem vindo a crescer e é cada vez mais diversificada e acessível. Dentro ou fora do país, os destinos procuram dar uma resposta a esta necessidade sempre na perspetiva de lazer, descoberta, desenvolvimento de novas formas de estar e de pensar, o que por si só, é sempre um motivo para ser mais feliz e mais motivado para trabalhar.
 
Um fim de semana num parque de campismo também é excelente para recarregar energias, sem esquecer o caravanismo que se tem assumido como uma forte opção em destinos como o Algarve, devido ao clima durante todo o ano. Os bares e restaurantes também não podem ficar esquecidos, já que são oportunidades de saída, de convívio e de contacto com outras realidades.
 
São muitas as famílias que assumem uma poupança ao longo de vários meses para que possam agendar umas merecidas férias, mas há quem defenda o lazer no final de cada dia com atividades mais económicas como uma ida ao cinema, a leitura, uma caminhada ou um passeio de bicicleta. Os ginásios também vão ganhando terreno nesta dimensão e fazem parte das opções de vida saudável.
 
Vale a pena reorganizar a vida e perceber a importância do lazer, mesmo que não se ultrapasse os limites da família, faz bem a todos a diversidade, a intensidade de cada momento e o desenvolvimento desta área fundamental.
 
Fátima Fernandes