Curiosidades
Descubra os 3 benefícios de conversar
A linguagem é, desde há muitos milhões de anos, uma forma de aproximação entre as pessoas e, ao mesmo tempo, a melhor forma de partilharmos e de aprendermos entre humanos.

 
Quando nos perguntamos como é que as mulheres têm conseguido ascender socialmente e ocupar lugares de liderança semelhantes aos homens, encontramos sempre uma explicação para o sucedido: as mulheres conversam muito, expressam os seus sentimentos e cuidam da sua saúde mental através do diálogo.
 
Aprendem umas com as outras, criticam os comportamentos de outras e estão sempre a aprender mais e mais através dessa experiência e treino. 
 
As mulheres treinam umas com as outras os modelos de relação que pretendem desenvolver com os seus companheiros; é entre iguais que arriscam a diferença, por isso parecem sempre mais confiantes numa relação.
 
São naturalmente mais maduras que os homens da mesma idade precisamente porque treinam um conjunto de competências que os homens têm vindo a descurar e, quando é preciso arriscar um novo desafio, têm sempre uma base mínima de preparação.
 
São muitos os especialistas que já se pronunciaram acerca deste assunto e assumem a importância da comunicação como um suporte para nos conhecermos melhor, para desvendarmos o mundo e para nos sentirmos mais saudáveis, unidos enquanto humanos e equilibrados.
 
Um simples café entre amigas, permite viajar por um conjunto de temas em que todas têm benefícios.
 
Comentam a postura da colega, o desembaraço que tiveram numa determinada situação, um projeto, um plano e, acima de tudo, sabem cada vez melhor posicionar-se no mundo dos homens.
 
Qualquer mulher que se interesse é capaz de compreender o mundo masculino só pelo simples facto de conversar com outras mulheres e de ouvir as suas opiniões.
 
Está provado que, por entre os muitos benefícios da conversa, está a maior capacidade em lidar com os problemas e em resolvê-los, uma maior capacidade de desenvolver e de expressar sentimentos e, ao mesmo tempo, um conjunto de benefícios em termos de autoestima, autoconfiança e saúde mental.
 
A conversa permite ainda melhorar o vocabulário, alargar a mente para diferentes temas, abstrair-nos de um problema e criarmos o devido distanciamento para o podermos analisar de fora, encontrar soluções a partir da troca de conhecimentos, aprimorar o sentido de pertença a um grupo e daí por diante.
 
A solução estende-se também aos homens que precisam de aprender a usar mais e melhor esta arte poderosa de bem-estar perante a vida.
 
Desde pequenos que parece normal que os meninos conversem menos que as meninas, o que se vai instalando em muitas culturas. Diz-se vulgarmente que “eles são mais fechados”, mas conhecendo estes benefícios para a saúde e para o sucesso pessoal e profissional, não fará sentido abrir portas ao diálogo no masculino?
 
Existirá melhor forma de entendimento entre os casais do que conversarem acerca dos seus problemas? Fará sentido a mulher falar com as amigas e não dizer ao seu companheiro o que se passa no seio da sua relação?
Que lógica tem o homem continuar afastado do mundo feminino quando queremos relacionamentos felizes e de entendimento entre os parceiros?
 
Seguramente que temos de dar passos nesse sentido e, cabe às mulheres que já sabem muito bem lidar com o diálogo, a sensibilidade para envolverem os seus companheiros nas conversas importantes para ambos.
 
Faz sentido que homens e mulheres se conheçam, mais e melhor para que se relacionem melhor. Cada vez mais queremos manter relações saudáveis com as pessoas que amamos e, não tenhamos dúvidas de que o sucesso de qualquer relação passa pela sua capacidade de diálogo.
 
É essencial incentivar os meninos a conversarem, a exporem as suas ideias e sentimentos para que consigamos viver numa sociedade mais justa e equilibrada. Os meninos de hoje, serão os homens de amanhã e, se queremos que eles mantenham relações saudáveis com as suas companheiras, temos de os preparar para isso, temos de lhes dar espaço de diálogo e de participação nas conversas, ensinando-os a ouvir e a escutar como é exigido em qualquer diálogo.
 
Temos de perder aquela tradição de colocar os homens sempre uns com os outros e as mulheres juntas, pois se assim continuarmos, estamos cada vez mais afastados do equilíbrio entre sexos e, naturalmente a sofrermos as consequências dessa ridícula separação.
 
Só para terminar, quanto mais falamos de um assunto, mais o banalizamos e integramos, por isso, converse, diga o que lhe passa pela alma e retire-lhe a importância se for caso disso!
 
Fátima Fernandes