Cultura

Descubra os grandes eventos que Lagos reservou para este outono

Apesar de o verão ter terminado, o município de Lagos continua a apostar numa oferta cultural diversificada para a nova estação do outono.

PUB
A celebrar 30 anos já em outubro, o Centro Cultural de Lagos apresenta "Souvenir du Théâtre d'Opéra" (Sons ao Crepúsculo), "La Porteña Tango", "Feedback" (Companhia Circolando), "Algarve all Jazz" (Rick Margitz & Vânia Fernandes com Orquestra de Jazz do Algarve), "Living Room Bohemian Apocalypse" (David Fonseca), "Elogio da Loucura" (A Barraca) e "Anos d'Ouro das Big Bands" (Orquestra Ligeira de Lagos). 
 
Em novembro, haverá "Autobiografia Autorizada" (Paulo Betti), "Lar Doce Lar" (Joaquim Monchique e Maria Rueff), "Temas" (Gilmário Vemba), "Gatilho da Felicidade" (casaBranca) e uma grande estreia em Lagos, a 1.ª edição do Pedra Dura – Festival de Dança do Algarve, uma parceria do município com a associação cultural CAMA que visa tornar-se numa referência da promoção da dança contemporânea na região. 
 
No mês do Natal, para além dos habituais espetáculos de associações culturais, o destaque vai para os UHF num concerto com a participação do coro infantojuvenil do Grupo Coral de Lagos.
 
A Biblioteca Municipal de Lagos dará destaque para duas novas iniciativas com sessões que se prolongam até 2023 – "Diálogos do Sul: Acontece a Sul, sobre o Sul, com paisagens a Sul" (moderação de Fernanda Almeida – RDP África) e "Chega de Saudade. Portugal Hoje" (moderação da jornalista Ana Daniela Soares). 
 
Em novembro, assinalando-se o aniversário da Biblioteca, a iniciativa "Palavras Mágicas em Lagos – Encontro de Contos e Artes da Palavra", apresenta várias atividades de celebração da narração e da magia das histórias que se irão desdobrar entre as escolas do concelho e o equipamento cultural, trazendo a Lagos nomes como Roberto White, Adriano Reis, Klemente Tsamba, Rodolfo Castro, Luís Correia Carmelo, Bruno Tarnecci, entre outros. De referir ainda a 23.ª Festa do Cinema Francês, que passará por Lagos depois de uma itinerância pelo país, e a presença da cantora Elisa na sessão "Fora da Corrente. Liga-te".
 
No desporto, regressa o festival de caminhadas e arte de Barão de São João, o Walk & Art Fest, uma colaboração entre o município e a associação Almargem com dezenas de percursos à escolha, assim como várias atividades dedicadas à arte e à sensibilização ambiental. Ainda nesta estação, e passando igualmente pela mesma aldeia do concelho, regressa também a Taça do Algarve XCM-BTT e o ALUT – Ultra Trail na Via Algarviana.
 
Dois pontos altos da programação cultural na cidade passarão por dois eventos na Praça do Infante – o festival "The Surf Experience" (TobyOne), com nomes como Gentleman's Dub Club, The Legendary Tigerman (fet. Cabrita - One Man Band), The Cuban Brothers e Naomi & The Raposeira Dub Collective. A culminar a programação do próximo semestre, a festa de final de ano, conta com o espetáculo dos The Gift.