Sociedade

Detetada presença de veleiros nas praias da Carrapateira e de Monte Gordo

 
O Instituto do Mar e da Atmosfera - IPMA, diz ter recebido informações a dar conta de avistamentos da espécie Velella velella (Veleiro) nas praias da Carrapateira em Aljezur e na praia de Monte Gordo em Vila Real de Santo António, esta quarta-feira dia 12.

 
Segundo o IPMA, a espécie avistada é considerada como "ligeiramente urticante mas não representa grande perigo para os banhistas". No caso de contacto com os seus tentáculos e sentir uma pequena picada, o IPMA aconselha a lavar a zona afetada com água do mar e aplicar gelo ou bicarbonato de sódio, "para amortecer o efeito do veneno". 
 
No caso de provocar alergia ligeira deverá consultar o seu médico ou farmacêutico.
 
O mesmo instituto pede a colaboração para que caso haja alguma reação adversa maior, informe o programa GelAvista, através da aplicação, disponível para sistemas Android e iOS, ou para plancton@ipma.pt.
 
GelaVista é um programa que procura reconhecer o valor dos organismos gelatinosos, fundamentais para o equilíbrio dos ecossistemas devido à capacidade de reprodução e crescimento rápido, originando um aumento da sua abundância e biomassa.
 
Uma vez que parte da ausência de conhecimento sobre estas espécies, nomeadamente de estudos científicos, se deve à falta de informação, o programa GelaVista pretende colmatar esta lacuna através da participação da população, que pode contribuir com dados sobre o aparecimento destes organismos em Portugal. Ao mesmo tempo, o GelaVista tem como objetivo dar a conhecer as diferentes espécies, bem como os cuidados a ter aquando o contacto com as mesmas.
 
Além do conhecimento sobre os organismos gelatinosos, o projeto pretende ainda perceber mudanças de comportamento e a consequente relação com as alterações climáticas e a definição de padrões de comportamento.