As detenções dos homens, com 22 e 36 anos, resultaram de uma investigação iniciada em 2024, após a apreensão na Ria Formosa de uma embarcação que transportava cerca de uma tonelada de haxixe, indicou a PJ em comunicado.
Segundo a polícia, as diligências permitiram compreender o modo de atuação de uma estrutura dedicada ao transbordo de droga no mar e ao fornecimento de apoio logístico na costa sul do país e a recolha de provas para sustentar “de forma robusta” a emissão de mandados de busca e detenção para os agora detidos.
Na operação efetuada em Olhão, cuja data não é especificada, foram apreendidas três armas de fogo, munições, armas brancas, equipamentos informático e de telecomunicações, dinheiro, uma viatura, 40 jerricãs de combustível e produto estupefaciente.
No decurso da investigação, adianta a PJ, foi ainda possível apreender, em março deste ano, uma quantidade significativa de haxixe e deter quatro outros suspeitos, que estão em prisão preventiva.
Os agora detidos vão ser presentes ao tribunal para serem ouvidos em primeiro interrogatório judicial para aplicação de eventuais medidas de coação.
A investigação prossegue para apurar a dimensão da organização e identificar outros eventuais intervenientes na atividade criminosa, conclui a PJ.