“Deus Me Faça Feliz” é o título do livro da autoria de João Luís Gonçalves, que será apresentado esta sexta-feira, 25 de outubro, pelas 21h30, no Pólo de Quarteira da Biblioteca Municipal de Loulé.
João Luís Gonçalves é escritor madeirense, natural do Campanário, atualmente a exercer funções de Procurador da República no Tribunal Administrativo e Fiscal de Loulé.
Entre histórias de pescadores, de tempestades e de barcos que se perderam no mar, factos verdadeiros e outros ficcionados, de lendas e piratas, o livro “Deus Me Faça Feliz” pretende, homenagear os pescadores.
Com a narrativa centrada no Calhau e na Fajã dos Padres, «o Calhau da Lapa foi o centro da freguesia durante muito tempo, todo o comércio e contatos eram feitos pelo mar, e ali se reuniram, não só pescadores, mas comerciantes».
Em “Deus Me Faça Feliz” a história principal é a de um pescador do Campanário que emigrou, em 1964, para fugir à guerra, e, ao regressar, recorda e conta histórias de pescadores que presenciou e outras que lhe contaram.
A questão da emigração é, dessa forma, igualmente focada nesta obra, refletindo o problema dos emigrantes, que vão para fora em busca de melhores condições de vida, mas a alma fica sempre cá.
A entrada livre.
Algarve Primeiro