Sociedade

Dia 5 de julho há "Mercado Fora D'horas" em Silves

O "Mercado Fora d'Horas" volta a Silves, ao seu Mercado Municipal, no próximo dia 5 de julho, entre as 18h30 e as 23h00.

PUB
 
O evento é organizado pela Junta de Freguesia de Silves e conta com o apoio da Câmara Municipal.
 
O destaque vai para a tradição e nesta edição em particular para as que estão ligadas aos sons. Haverá conversas sobre os ditados, provérbios, adivinhas e expressões que refletem práticas culturais intemporais e que frequentemente abordam temas ligados à agricultura, à caça, à pesca, à comida e à bebida.
 
A autarquia relembra que o Mercado Municipal de Silves teve origem num projeto de design comunitário que procura consciencializar sobre as vantagens dos produtos locais envolvendo a comunidade e o mercado. 
 
A proposta do Mercado Fora d'Horas centra-se nas qualidades gastronómicas do espaço do Mercado Municipal de Silves e em como o design pode ser um impulsionador ativo de preservação cultural. 
 
Conta com diferentes atividades: abertura do mercado à noite, mercado de produtores, mercado de artesanato, jogos sobre produção local, momentos relacionados com a gastronomia, música, animação de rua, apresentação de produtores e exposição temática. 
 
No decorrer do evento são misturados valores tradicionais com criações contemporâneas, em ações de sensibilização sobre as tradições dos mercados municipais no contexto mediterrânico.
 
O evento teve como origem o projeto de design comunitário, Consumirlocal, que explora como o design pode auxiliar a comunidade a relacionar-se com os espaços de consumo e foi concebido no âmbito do Mestrado Design Comunicação para Turismo e Cultura - UAlg-ESEC da Universidade do Algarve UAlg  de autoria de Alexandra Santos, sob a orientação de Joana Lessa, Phd