Sociedade

Dia da Marinha: Diretora do Centro de Medicina Naval regressa a Faro

 
Filipa Soares Albergaria é médica naval e recentemente assumiu o cargo de Diretora do Centro de Medicina Naval (CMN).

Nota da Marinha Portuguesa, assinala que Filipa Albergaria, que n​asceu em Luanda em 1975, mudou-se com os pais, quando completou o primeiro aniversário para a cidade de Faro, onde passou grande parte da sua vida, tendo frequentado a 'Vila Pinto' e o Colégio do Alto.
 
Terminou o ensino secundário no liceu João de Deus, onde despontou com 16 anos o sonho de servir a Marinha Portuguesa. Rumou a Lisboa em 1993 para estudar Medicina, ainda com a carreira militar à vista, e alcançou a sua ambição de adolescência em 2001, ano em que ingressou na Marinha. Ao longo de mais de vinte anos de carreira, a capitão-de-mar-e-guerra Filipa Albergaria já desempenhou diversos cargos no mar e em terra e, atualmente, dirige o Centro de Medicina Naval.
 
“A possibilidade de integrar missões humanitárias foi exatamente o que me trouxe para a vida militar por tudo o que elas me trazem: experiência clínica, amizade transcultural, camaradagem verdadeira e duradoura…e paz”.
 
Mesmo após a sua entrada, a ligação da atual Diretora do CMN com a região algarvia perdura. Na zona de Ferragudo, onde passou as suas férias de infância, colabora com uma recém-criada comunidade Jesuíta e, em 2007, completou o seu 5º ano de especialidade em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital de Faro.
 
A oficial da Marinha afirma que gostaria de regressar a Faro e retribuir o que a cidade lhe deu. Refere que gostava de implementar várias iniciativas nomeadamente um núcleo de Cadetes do Mar "que podem despertar nos jovens algarvios o amor pelo mar e dar-lhes a conhecer um pouco do que é o ‘espírito de câmara’ dos navios”.
 
Filipa Albergaria irá estar presente nas comemorações do Dia da Marinha em Faro.​