Sociedade

Dia da Saúde Mental. O que deve saber para viver melhor

O Dia da Saúde Mental assinala-se neste 10 de Outubro com ações em diversas instituições, tendo como base os sinais de alerta e as orientações a seguir em caso de alterações.

PUB
 
É fundamental ter em conta que, é humano ter necessidade de chorar, sentir-se mais frágil e com alterações de humor, no entanto, o essencial é ter em conta que, durante longos períodos de tempo, esses sinais podem constituir um um alerta para perturbações mentais.
 
Por norma são os outros que se apercebem de que algo não está bem, sendo mais comum no local de trabalho, já que, em caso de perturbação, algumas rotinas ficam afetadas.
 
No caso dos jovens, o alerta surge do grupo de amigos ou colegas de escola, razão pela qual, devemos estar atentos a nós próprios e aos outros para poder ajudar.
 
A agressividade, o choro fácil, o abuso de álcool, o ganho ou aumento de peso, automutilação, os atrasos recorrentes no trabalho quando se era pontual, a irritabilidade, a falta de compreensão face a situação habituais, o acumular de tarefas sem que se consiga dar resposta, trabalhar nas férias e andar com a sensação de que o tempo não chega para nada, são sinais a que devemos estar atentos. 
 
O aumento das falhas no desempenho das tarefas habituais também é algo a que se deve estar atento.
 
Segundo a Organização Mundial de Saúde, “se não agirmos urgentemente, lá para 2030 a depressão irá ser a principal doença a nível mundial”.
 
O Dia Mundial da Saúde, que se assinala hoje, dia 10 de outubro, foi celebrado pela primeira vez em 1992 por iniciativa da Fundação Mundial da Saúde Mental. Todos os anos a celebração tem um tema diferente, este é ano o tema é ‘primeiros socorros psicológicos’.
 
De acordo com o site da Fundação Mundial da Saúde Mental, também há dez dicas que pode seguir para olhar pela sua saúde mental:
 
1. Fale dos seus sentimentos;
 
2. Exercite-se;
 
3. Coma bem;
 
4. Beba de forma sensata;
 
5. Mantenha-se em contacto com os seus ente queridos;
 
6. Peça ajuda;
 
7. Faça uma pausa;
 
8. Faça algo em que é bom;
 
9. Aceite quem é;
 
10. Importe-se com os outros.