Sociedade

Dia do Combatente comemorado em Lagoa junto ao Monumento aos Combatentes do Ultramar

No passado dia 9 de abril comemorou-se o 99º aniversário da Batalha de La Lys, data que assinala, há mais de 80 anos, o Dia do Combatente, com cerimónias evocativas, um pouco por todo o país.

PUB
 
Em Lagoa, essa comemoração realizou-se no Largo dos Combatentes, junto ao Monumento aos Combatentes do Ultramar, onde estão registados os nomes de todos os naturais do Concelho de Lagoa que perderam a vida em combate.
 
Esteve presente nesta ação evocativa o Vereador Luís Encarnação, em representação do executivo municipal, o Presidente da União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro, Joaquim João, representantes da Direção do Núcleo Lagoa/Portimão da Liga dos Combatentes e dos Paraquedistas, assim como vários ex-Combatentes e população.
 
Na cerimónia, onde foram tocados os Hinos Nacional e do Combatente pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Portimão, discursaram o Diretor do Núcleo dos Combatentes de Lagoa/Portimão, Silva Nunes, o Vereador Luís Encarnação e o representante dos Paraquedistas, Ilídio Santos, após o que Luís Encarnação e Aparício Henrique (Diretor do Núcleo) e Ilídio Santos colocaram uma coroa e um ramo de flores, na base do Monumento, informa a autarquia em nota de imprensa.
 
Para finalizar a homenagem, a comitiva deslocou-se ao Cemitério Municipal, junto ao Memorial, erguido pela Câmara Municipal em 2015, evocando os soldados lagoenses que caíram em combate na guerra do Ultramar, para Joaquim João e Araújo Rio (Diretor do Núcleo) colocarem uma coroa de flores.
 
O Núcleo da Liga dos Combatentes de Lagoa/Portimão foi fundado na cidade de Portimão em 1988. A 9 de abril de 2000 passou a Núcleo da Liga dos Combatentes de Lagoa, tendo a 4 de novembro de 2004 passado, oficialmente, a designar-se Núcleo da Liga dos Combatentes de Lagoa/Portimão.
 
Algarve Primeiro