O Dia do Município de Lagos teve o seu momento mais alto no passado dia 27 de outubro, feriado municipal, com a realização de diversas cerimónias protocolares e outras iniciativas de cariz cultural e desportivo.
Na Sessão Solene, foram agraciadas algumas individualidades de Lagos.
O Dia do Município, dedicado ao seu Santo Padroeiro - São Gonçalo de Lagos, teve início com a tradicional cerimónia do Hastear das Bandeiras, que decorreu na Praça Gil Eanes, na presença de várias coletividades culturais, recreativas e desportivas do concelho.
De seguida, foi a vez do Centro Cultural de Lagos receber um dos momentos mais marcantes das comemorações com a Sessão Solene.
Esta sessão integrou um primeiro momento destinado à atribuição de Medalhas de Mérito Municipal e de dedicação pública a cinco cidadãos e duas entidades de Lagos.
Foram agraciados com a Medalha de Mérito Municipal – Grau Prata: André Sobreiro (atleta lacobrigense de Paraciclismo / Handcycle); Pastelaria “Gombá”; Casa de Doces Regionais “Amélia Taquelim Gonçalves”; João José Geraldo de Albuquerque Veloso (Professor e Investigador) e Manuel António Rosa Calvinho (Pescador e Empresário). Com a Medalha Municipal de Dedicação Pública – também Grau Prata foram agraciados: José Manuel do Carmo Campos (Professor e Fundador da NECI) e Maria Eduarda de Carvalho Oliveira Santos (Professora e Fundadora da NECI).
Tiveram depois lugar as alocuções oficiais do Dia do Município. Começou por tomar a palavra o Presidente da Assembleia Municipal de Lagos, Paulo Morgado, que reforçou o facto de que o “Dia do Município celebra-se sob a égide de São Gonçalo de Lagos, individualidade que queremos perpetuar como exemplo de conduta. Também hoje destacamos nesta sessão algumas pessoas da nossa terra que consideramos exemplos de cidadania, frisou, afirmando a propósito das vidas ali retratadas que “manter uma disponibilidade para o outro é difícil, mas na verdade a solidariedade é a cola que mantém unidas as sociedades e quanto melhores formos individualmente, melhores seremos em conjunto. E é exatamente por essa razão que hoje aqui estamos a homenagear estes cidadãos”.
Uma ideia partilhada pela Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Maria Joaquina Matos, que ainda adiantou que “as pessoas que aqui hoje homenageamos são cidadãos comuns que sempre sonharam, acreditaram e construíram, e é esta a mensagem que a todos queremos transmitir. Que vale a pena”.
A autarca não quis deixar de referir que “apesar das nuvens de incertezas que todos os dias passam por nós, existem valores que devem permanecer sempre e para sempre. É urgente e necessário que se perceba que a maior riqueza das sociedades são as pessoas, e especialmente as pessoas que ousam sonhar e construir. E é o que aqui fazemos hoje, recordar, distinguir e homenagear de forma justíssima, o que é fundamental nas nossas sociedades…as pessoas, a maior riqueza que qualquer município tem”.
O programa termina a 31 de outubro, com um encontro de Música Popular Portuguesa, a decorrer a partir das 21h30, no Centro Cultural de Lagos.