A tradição piscatória da cidade de Quarteira é assinalada de 31 de maio a 3 de junho, na Praça do Mar, com mais uma edição dos “Petiscos do Pescador”, no âmbito da celebração do Dia do Pescador.
Mais uma vez a organização conta como parceiros a APROMAR – Associação de Armadores e Pescadores de Quarteira, Câmara Municipal de Loulé e Junta de Freguesia de Quarteira, para levar por diante uma iniciativa que pretende dar a conhecer alguns dos seus petiscos mais emblemáticos mas também uma tradição artesanal da cidade: a levada ou lavada.
Conforme destaca nota de imprensa da Câmara de Loulé, durantes estes dias, várias tasquinhas com petiscos elaborados por famílias de pescadores de Quarteira serão ponto de passagem obrigatória para quem quiser apreciar a mais tradicional gastronomia algarvia com sabores do mar, com o peixe, o marisco e os molúsculos como protagonistas das ementas.
No dia 31 de maio, a partir das 21h30, a noite é animada pela banda de tributo aos Guns and Roses, os Slash n’ Roses. Já no 1 de junho, pelas 21h00, Romana sobe ao palco, seguindo-se um baile com Fábio Lagarto.
Um dos pontos altos do programa é a realização da tradicional lavada ou arte de arrastar para terra, pelas 18h00, na Praia de Quarteira, onde a população é convidada a participar no "puxar a rede" para terra.
Isa de Brito e Helder Coelho, acompanhados por Ricardo Martins e Cláudio Sousa, levam à Praça do Mar o Fado, a partir das 20h00. Segue-se, às 21h30, a atuação de alguns projetos musicais da cidade: Accoustic City, Sons of the City e The Siblings&The Last Minute Band.
No encerramento vai atuar, pelas 21h30, José Malhoa. Refira-se que, diariamente, às 18h00, a animar o recinto vai estar também o duo Nuno e Nestor.
A entrada é livre.