Sociedade

Dia Europeu das Línguas assinalado em Faro com feira, passatempos e cultura

 
Assinala-se este ano em Portugal, a 24 e 25 de setembro, o Dia Europeu das Línguas, uma organização da representação da Comissão Europeia em Portugal em colaboração com o Europe Direct Algarve e a Universidade do Algarve, o apoio da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), do Município de Faro, da União das Freguesias de Faro e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) da Região do Algarve.

Segundo informou a CCDR Algarve em nota hoje divulgada, os alunos da Escola Secundária Pinheiro e Rosa, em Faro, vão assegurar a informação e a animação no recinto.
 
A Feira das Línguas, de entrada gratuita e a decorrer entre as 10h00 e as 18h00, nos dois dias, no Jardim Manuel Bívar, em Faro, conta com um programa cultural diversificado e atividades para todos, escolas, associações, famílias, permitindo o contactando com línguas e culturas de diferentes países e celebrar a diversidade.
 
A feira será constituída por stands informativos que apresentarão diversas atividades e passatempos, como por exemplo um passatempo sobre a Europa e as suas línguas, um «BookTinder» com oferta de livros, leitura de contos infantis ou uma exposição bibliográfica em 37 línguas.
 
Os visitantes podem ainda participar em miniconversas em diversas línguas à sua escolha, no espaço «SpeakConnecting», onde cada um terá a oportunidade de praticar as suas habilidades e compartilhar a sua cultura.
 
No palco principal haverá diversas atuações relacionadas com a temática da feira, nomeadamente: uma sessão de leitura multilingue, onde todos os visitantes terão a oportunidade de ler um trecho do conto infantil Alice no País das Maravilhas numa língua à sua escolha, teatro infantil ou uma tertúlia sobre o tema «Línguas e inclusão». No encerramento da feira, dia 25 às 18h00, haverá um momento cultural-musical pela Associação DOINA.
 
À margem da feira, ocorrem ainda na cidade de Faro diversas atividades inseridas no programa do Dia Europeu das Línguas. O autocarro do Roadshow EURODESK estará na baixa de Faro, propondo atividades com o tema «jovens e sustentabilidade». 
 
A Biblioteca Municipal de Faro também se une às celebrações com o evento «Sábados em Família - Europa das muitas línguas» no dia 25 e outras ofertas ao longo do mês.
 
O Centro Ciência Viva do Algarve assinala no dia 24, no prolongamento da Feira, com a Noite Europeia dos Investigadores, cujo programa inclui: «Conversas com Futuro: Ciência Cidadã», inserido na Conferência sobre o Futuro da Europa, uma visita guiada ao centro histórico da cidade, em quatro línguas diferentes, e uma sessão de cinema ao ar livre.
 
O Dia Europeu das Línguas foi instituído no Ano Europeu das Línguas em 2001, por iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, com o objetivo de celebrar e preservar a diversidade linguística como uma riqueza do património comum da Europa.