Sociedade

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios assinalado em Loulé com atividades diversas

Assinala-se no próximo sábado, 18 de abril, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. A Câmara Municipal de Loulé associa-se mais uma vez a esta efeméride e irá levar a cabo um conjunto de atividades subordinadas ao tema “Monumentos e Sítios: Conhecer, Explorar, Partilhar”.

PUB
 
No dia 17 abril, pelas 10h00, vai ter lugar no Museu Municipal de Loulé a atividade “As 9 Musas – Clio”, por Afonso Dias e Teresa da Silva, atividade direcionada para os alunos do pré-escolar e ensino básico.
 
Das 10h00 às 11h00 decorrem no Pólo Museológico Cândido Guerreiro e Condes de Alte, em Alte, Concertos Interativos. 
 
Na Sala Polivalente da Alcaidaria do Castelo, pelas 18h00, são apresentados os documentários “Documentar Loulé Interior”, pela Algarve Film Commission. Com este projeto, a Algarve Film Commission pretende promover a valorização e divulgação do Património Cultural Local e gerar uma nova dinâmica em torno das atividades criativas ligadas ao audiovisual.
 
Já no dia 18 de abril, pelas 14h30, a proposta da autarquia é a realização do Percurso “Bordados de Pedra e Ferro”, destinado a famílias. Esta atividade tem início às 14h30. Os participantes poderão descarregar a ficha de participação no site da autarquia ou fazer a inscrição no Museu. Serão atribuídas lembranças no Museu até às 18h00 para quem completar o percurso.
 
Às 15h00, na Sala Polivalente da Alcaidaria do Castelo de Loulé, é apresentado o livro “Memórias dos Sabores do Mediterrâneo”, por Susana Gómez Martínez, coordenadora da edição. Esta obra surge no âmbito do protocolo de cooperação da Câmara Municipal de Loulé com o Campo Arqueológico de Mértola.
 
Às 16h00, tem lugar mais uma sessão da atividade “Musealogando com… “, desta vez com o convidado Elísio Summavielle, ex-Secretário de Estado da Cultura, na Sala Polivalente da Alcaidaria do Castelo.
 
Refira-se que o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios), a 18 de abril de 1982, e aprovado pela UNESCO no ano seguinte. Esta comemoração tem como objetivo sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para o esforço envolvido na sua proteção e valorização.