Assinala-se amanhã, dia 14 de novembro, o dia dedicado à sensibilização e prevenção da Diabetes.
A efeméride será marcada por diversas iniciativas promovidas pelos profissionais de saúde e distribuídas pelas três unidades hospitalares que integram o Centro Hospitalar do Algarve.
Em Faro, o Serviço de Dietética e Nutrição vai dedicar a manhã a esclarecer a população sobre aquele que é considerado um dos vilões no controle da diabetes – o açúcar. A ação de sensibilização e informação terá lugar no átrio das consultas externas, entre as 10:00 e as 13:00 horas.
Saber as diferenças entre os conceitos “sem açúcar” e “sem adição de açúcar” ou entre os conhecidos “ligth” e “diet”, aprender a ler os rótulos nutricionais ou ainda conhecer os diversos tipos de adoçantes, identificando aqueles que são recomendados a pessoas com diabetes, são alguns dos esclarecimentos que a equipa de dietistas se propõe prestar à população. Simultaneamente e com a colaboração da Unidade de Diabetologia serão realizados rastreios gratuitos, através da medição da glicemia.
Nas unidades do barlavento algarvio, a equipa do Núcleo de Diabetes do Serviço de Medicina 4 (Portimão/Lagos) vai dinamizar simultaneamente ações de sensibilização sobre a diabetes e rastreios à população, dentro e fora de portas. No hospital de Portimão, os rastreios estão agendados para os dias 17 e 18 de novembro, no hall de entrada da Unidade de Portimão.
Em Lagos, a iniciativa desloca-se já esta sexta feira, dia 14, entre as 15:00 e as 17:00 horas, à Junta de Freguesia da cidade, numa ação conjunta entre as equipas do Hospital de Dia de Diabetes da unidade hospitalar de Lagos e do Centro de Saúde de Lagos.