Numa nota, o Município de Portimão adianta que o festival reunirá percussionistas internacionais como Kasia Kadlubowska (Polónia, Mannheim / European Festival Fund Emerging Artist 2026) e percussionistas portugueses de renome nacional e internacional como os Drumming Grupo de Percussão, fundados em 1999 por Miquel Bernat, focado na divulgação das grandes obras contemporâneas para percussão, Tiago Manuel Soares, que tem apostado na percussão tradicional portuguesa como mote para a criação contemporânea e o duo Hugo Ferreira e Gonçalo Ribeiro, com curadoria da Associação Porta Jazz, Porto.
Estes artistas entrarão em diálogo com a comunidade e artistas residentes na região do Algarve, como os alunos do Curso Integrado de Música e do Curso Profissional de Jazz do Agrupamento de Escolas da Bemposta, Portimão e os jovens percussionistas do Algarve Grupo de Percussão Contemporânea.
Fazem ainda parte do programa, uma conversa online como mote pré-evento para apresentação dos festivais parceiros deste ano, no âmbito do selo internacional European Festival Emerging Artist 2026: Music Biennale Zagreb (Croácia) e Women Reclaiming the Arts (Grécia); ações de sensibilização e proximidade em formato desfile no espaço público com os Bomboémia Grupo de Percussão da Universidade do Minho e cinco oficinas de percussão para público infantojuvenil com os artistas do festival, destacando-se o Grupo de Bombos de Lavacolhos, Fundão, um dos grupos de bombos mais icónicos e antigos da tradição musical portuguesa, remontando a sua fundação ao início do século XIX.
O festival passará pelo Teatro Municipal de Portimão, Auditório do Museu de Portimão e Casa Manuel Teixeira Gomes, a Sociedade Vencedora Portimonense, estendendo-se ao Centro Histórico, Zona Ribeirinha, Alvor e Mexilhoeira Grande.
O evento é apoiado pela República Portuguesa / Ministério da Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes, tendo o Município de Portimão como parceiro estratégico.
Conta ainda com o apoio da Sociedade Vencedora Portimonense, Agrupamento de Escolas da Bemposta, Junta de Freguesia de Portimão, Alvor e Mexilhoeira Grande e Antena2, entre outras entidades.
A estreia de “Kasia Kadlubowska e Algarve Grupo de Percussão Contemporânea” conta com o apoio do Fundo Europeu de Festivais para Artistas Emergentes (EFFEA), uma iniciativa da Associação Europeia de Festivais (EFA), cofinanciada pela União Europeia.
As inscrições para as oficinas estão disponíveis entre os dias 22 de janeiro e 6 de fevereiro através deste link.
Já os bilhetes para os espetáculos estarão brevemente à venda em https://portimao.bol.pt, nas bilheteiras do TEMPO e do Museu de Portimão, bem como nos outros locais habituais.
A programação completa pode ser consultada em: https://www.dpportimao.pt/