No dia do arranque de mais uma edição dos Dias Medievais de Castro Marim, o Algarve Primeiro falou com a Vice-presidente da autarquia com vista a apurar quais são as principais novidades para este ano.
Filomena Sintra disse ao nosso jornal que «são esperados cerca de 90 mil visitantes ao longo destes cinco dias em que a Vila e o Castelo se preparam para oferecer sempre mais qualidade e diversidade, sem esquecer que a segurança também é um ponto-chave de cada edição».
O alargamento de mais um dia (passou de quatro para cinco dias), «permite ter menos pessoas concentradas num mesmo espaço e ao mesmo tempo, permitiu aumentar o número de entradas, ao longo dos cinco dias».
Filomena Sintra adiantou que «não poderia alongar-se mais os dias do evento, na medida em que, a maior parte dos participantes são voluntários e acabam por ter de tirar férias dos seus trabalhos para poderem dar resposta a esta iniciativa, pelo que consideramos que temos uma oferta à altura daqueles que nos visitam, sempre com uma aposta forte na qualidade e na diferenciação que se pretende para dar ainda mais visibilidade aos Dias Medievais».
O que faz a diferença de ano para ano «é dar vida a um Castelo que tem as condições ideais para este tipo de evento, é a diferenciação que se procura vincar, bem como uma aposta forte na animação, com vários grupos de outros pontos da Europa».
«Este ano, temos três pontos em que estamos focados, nomeadamente a questão ambiental, a animação para as crianças e o tema que, certamente irá surpreender os nossos visitantes, já que, à entrada do Castelo estará uma data em grande, de forma enigmática. O visitante terá de percorrer o evento para tentar saber que a mesma corresponde ao facto de Castro Marim ter sido a primeira sede da Ordem de Cristo. Penso que será um desafio interessante para todos contactar com as novidades que temos nesta 21ª edição», destacou a Vice-Presidente.
Ao mesmo tempo, «temos mais animação para as crianças, bem como a preocupação ambiental e estamos muito focados na segurança, nesse sentido, temos um dispositivo instalado permanentemente. Temos medidas de reforço físico para evitar entradas abusivas no espaço, temos um sistema integrado de comunicação e pulseiras para as crianças. Esta aposta forte na segurança justifica-se pela concentração de muitas pessoas num espaço apertado, em que é preciso pensar em todos os pormenores para que tudo funcione nas melhores condições».
Até ao dia 26, Castro Marim volta assim a transformar-se na Vila Encantada a que muitos já se habituaram, sendo que o público espanhol continua a evidenciar-se ao longo destes dias.
São 5 dias de regresso à Idade Média, sendo que a XXI edição dos Dias Medievais em Castro Marim, é um dos maiores eventos nacionais do género.
Os Dias Medievais abrem pelas 18h00 e fecham portas pelas 00h00. Durante o evento, o Gabinete de Apoio ao Munícipe funcionará como posto de apoio e informações.
Os bilhetes estão à venda na bilheteira online BOL (e diversos pontos de venda associados), no Gabinete de Apoio ao Munícipe, no Mercado Local de Castro Marim, na Casa do Sal, nos Quiosques do Património colocados nas praias do concelho - Alagoa/Altura, Praia Verde e Cabeço, no Centro Comercial Tavira Gran Plaza e, durante o evento, nas várias bilheteiras dispersas pela vila.
Os residentes do concelho de Castro Marim terão acesso gratuito a todo o evento, tendo apenas que levantar as suas pulseiras no Gabinete de Apoio ao Munícipe, Juntas de Freguesia e através do serviço Castro Marim Consigo.
Gratuita será também a entrada para crianças, no Castelo até aos 5 anos e na Feira Medieval até aos 12 anos, e para todos os figurantes devidamente trajados.