De 23 a 27 de agosto, Castro Marim celebra a XX edição dos Dias Medievais.
Os Dias Medievais "vestem" Castro Marim com a luz das tochas e espalham pela vila o ritmo da música profana. São 5 dias de regresso à Idade Média.
Com um recinto alargado durante as últimas duas edições, os Dias Medievais em Castro Marim apostam este ano em algumas novidades na área da animação, com destaque para o espetáculo de videomapping, que vai transformar uma das fachadas do Castelo numa tela gigante onde, numa viagem de luz, design e som, se irá revelar a história que transformou esta vila raiana. Intitulado "A Luz das Trevas, D. Dinis e o Dragão de Sal", o espetáculo acontece pelas 23h00 dos dias 25, 26 e 27 de agosto.
O palco principal é o Castelo, o cenário mais leal à Idade Média, onde acontecem as principais recriações, como as de artes e ofícios, onde estão representadas mais de 45 profissões, e os grandes espetáculos, como os torneios medievais a cavalo. É também o Castelo, no paiol, que acolhe a renovada exposição de instrumentos de tortura e punição, mostrando aos visitantes uma das razões pela qual a Idade Média é considerada como a Idade das Trevas.
Outra dos grandes destaques é a experiência "Seja Rei por um dia", uma inovação do Banquete Medieval, um dos cunhos dos Dias Medievais em Castro Marim, dando a provar aos convivas as melhores iguarias da época, num espaço exclusivo, no chamado Castelo Velho, e por onde passam todos os grupos de animação do evento. O "Seja Rei por um Dia" é uma experiência que permite desfrutar do banquete na Mesa Real, com toda a grandiosidade e diferenciação que isso comportava.
Pelas ruas e ruelas de Castro Marim poderá ainda encontrar a recriação da vida quotidiana do homem da Idade Média, com a representação de todas as classes que estruturavam a sociedade na época – clero, nobreza, burguesia e povo.
Os Dias Medievais em Castro Marim abrem primeiro o Mercado Medieval, pelas 15h00, ao passo que o Castelo abre portas pelas 18h00. Durante o evento, o Gabinete de Apoio ao Munícipe funcionará como posto de apoio e informações.
Os bilhetes estão à venda na bilheteira online BOL, no Gabinete de Apoio ao Munícipe, no Mercado Local de Castro Marim, na Casa do Sal, nos Quiosques do Património colocados nas praias do concelho - Alagoa/Altura, Praia Verde e Cabeço, no Centro Comercial Tavira Gran Plaza, no Fórum Algarve. Pode também adquiri-los no próprio dia, nas várias bilheteiras dispersas pela vila.
A autarquia chama a atenção de que os residentes no concelho de Castro Marim terão acesso gratuito a todo o evento, tendo apenas que levantar as suas pulseiras no Gabinete de Apoio ao Munícipe, Juntas de Freguesia e através do serviço Castro Marim Consigo.
As crianças até aos 5 anos, não pagam entrada no Castelo, e na Feira Medieval até aos 12 anos, bem como para todos os figurantes devidamente trajados.