Comportamentos

Dicas para aumentar o desejo sexual

 
Um dos segredos para ter uma sexualidade mais satisfatória está na qualidade do sono.

De acordo com a sexóloga Laurie Mintz, em declarações à publicação The Conversation, um dos principais fatores que afeta a disposição sexual é a falta de dormir as horas suficientes.
 
O sono tem tanta influência na qualidade da intimidade que se estima que, se dormíssemos mais uma hora por noite, aumentaríamos as probabilidades de fazer sexo no dia seguinte.
 
Na mesma publicação Mintz refere que, um em cada três adultos não dorme horas suficientes, e que quase metade das mulheres e um terço dos homens estão preocupados com o estado da sua vida sexual.
 
A sexóloga explica: “Dormir pouco e níveis elevados de stress impactam diretamente na vontade e no desempenho sexual, e por outro lado a quantidade de sexo afeta a qualidade do sono e a ansiedade”.
 
Dormir pouco, predispõe ainda o organismo a produzir a hormona do stress, o cortisol, que diminui os níveis de testosterona nos homens.
 
Na posição do sexólogo Ian Kerner, a falta de sexo pode provocar insónias e irritabilidade, e há ainda provas científicas que indicam que o cortisol decresce após o orgasmo.
 
Tendo em conta as conclusões destes trabalhos de investigação, adiantamos algumas dicas que podem ajudar a aumentar o desejo sexual.
 
A conversa livre e descontraída entre os parceiros amorosos é um alicerce importante para o aumento quer da qualidade do sono, quer da intimidade.
 
Falar abertamente sobre o dia, sobre as preocupações, predispõe para uma maior abertura entre os parceiros e logo, uma maior proximidade e interesse pelo sexo.
 
A compreensão é um fator determinante para a qualidade da intimidade. Um parceiro que se sente compreendido pelo outro aumenta naturalmente o seu nível de confiança e de interesse pela intimidade, pelas carícias e por estar com quem ama.
 
Adicionar brincadeiras à conversa, fazer leves provocações que os coloquem bem dispostos também são técnicas a considerar e que costumam resultar com muitos casais.
 
Não se preocuparem em ter de fazer sexo seja num determinado dia ou local, também confere liberdade para que sintam esse desejo. A intimidade deve ser algo natural, deve surgir na sequência de um momento agradável e com a aprovação dos dois.
 
Sabe-se que, os índices de felicidade aumentam à medida em que sentimos a superação da infelicidade, pelo que, um bom ambiente entre os parceiros vai por si só, aumentar o desejo para a sexualidade. Apostar na descontração, na troca de carinhos é meio caminho andado para se chegar ao que se pretende.
 
A roupa íntima pode ser um ponto de partida para aumentar o desejo, pelo que, despertar o outro para algo interessante nesse sentido, costuma dar bons resultados para o casal.
 
A sintonia é fundamental para criar um bom ambiente para a intimidade, por isso, relaxe e procure descodificar os sinais da sua cara-metade. Tente perceber se existe recetividade para o sexo com algumas brincadeiras e alimente esse desejo que irá crescer de parte a parte.
 
Saiba ser persistente! Por vezes o que parece já estar perdido não o está. Tente novamente dar mais uma oportunidade a quem ama. Nem sempre o primeiro sinal é definitivo. Saiba conquistar, saiba acarinhar e conversar para que se encontrem ao mesmo nível.
 
Não tenha pressa! A intimidade requer tempo, sedução e disponibilidade, por isso, desfrutem desse momento de felicidade que, ao ser muito positivo, vai querer repetir-se muito em breve!
 
Tal como a sensação de fome e de sede, a sexualidade é uma necessidade básica que se recupera após a sensação de falta, por isso, espere pelos sinais do seu organismo e viva plenamente a sua intimidade.
 
Fátima Fernandes