Férias de verão costumam ser sinónimo de descanso, mas para muitos portugueses, especialmente pais, a realidade é bem diferente: o calor intenso, a rotina dos filhos em casa e as deslocações constantes fazem com que regressem ao trabalho mais cansados do que quando partiram. Setembro, com o regresso às aulas e à rotina, intensifica ainda mais esta sensação de exaustão física e mental.
A fadiga é um sintoma cada vez mais reportado e pode estar relacionada com défices nutricionais. Estudos apontam que, em Portugal, a ingestão de magnésio chega a ser até 50% inferior às recomendações diárias, comprometendo o normal metabolismo produtor de energia, o funcionamento muscular e até a função psicológica. Esta carência manifesta-se em sinais como fraqueza, cãibras e fadiga persistente, afetando a qualidade de vida e a produtividade, destaca um artigo da Tecnimede.
Um dos segredos para ter mais energia, motivação e bem-estar físico e mental passa por uma alimentação equilibrada, pelo sono reparador, pelos momentos de descanso ao longo do dia, pela organização das tarefas e, não menos importante, pelo facto de conseguir desabafar aquilo que o preocupa para que possa resolver os problemas e, reforçar o consumo de magnésio.
De acordo com os entendidos nesta matéria, incluir alguns alimentos ricos em magnésio como por exemplo: vegetais de folhas verdes (espinafres, acelga), leguminosas (feijões, lentilhas, grão-de-bico), frutos secos e sementes (amêndoas, sementes de abóbora, castanha), cereais integrais (aveia, arroz integral), abacate, banana, chocolate amargo e peixes gordurosos (salmão, podem fazer muita diferença no desempenho diário, mas também na qualidade de vida.
Respeitar o ritmo do nosso organismo, as horas de sono, manter rotinas na alimentação e também nas horas de deitar e de levantar, são pontos a favor de uma vida mais gratificante e satisfatória.
Incluir a prática diária de exercício físico, igualmente constitui um ponto a favor de uma maior sensação de liberdade, mais energia e vitalidade, ao mesmo tempo em que está a contribuir para a melhoria da sua autoestima e autoconfiança, sublinham os especialistas.
Os entendidos também recomendam que procure um médico caso exista uma persistência dos sintomas de cansaço, alertando ainda para a importância de poder suplementar a alimentação com magnésio.
Organizar a vida diária em família ajuda muito a poupar tempo e energia, a distribuir responsabilidades e a aliviar sobrecargas.
Uma agenda organizada para o trabalho também facilita para que possa dar uma resposta mais eficaz e eficiente e que evite muito desgaste e exigências excessivas.
Numa família onde todos se entreajudam, conversam e definem planos e responsabilidades, tudo é mais fácil e gratificante, por isso, cuide de si, cuide da sua família e oriente as suas atividades para que possa desfrutar de mais energia.