Sociedade

Diogo Piçarra em destaque na programação “Tavira todo o Ano”

Jorge Botelho, Presidente do Município de Tavira explicou esta quinta-feira na BTL em Lisboa, toda a dinâmica cultural que Tavira espera oferecer ao longo do ano.

PUB
 
Já a partir de 16 de março e até 1 de abril, decorrerão as celebrações da Semana Santa, de 6 a 22 de abril acontece o Festival de Gastronomia Serrana com ementas especiais nos restaurantes aderentes.
 
Com a chegada da Primavera, chega também um programa mais longo de animação que inclui cerca de 70 iniciativas que serão apresentadas ao público entre 21 de março e 30 de junho, com a participação das associações locais que mostram as suas criações, no "Tavira - Viva a Primavera".
 
Entre 27 e 29 de abril acontece a "Mostra da Primavera" com mostra de artesanato, onde estão incluídas as comemorações do 25 de abril, este ano com um espetáculo de Paulo de Carvalho. 
 
Segue-se o Festival da Gastronomia do Mar, de 18 a 27 de maio, onde os restaurantes que participam neste evento, «serão devidamente credenciados para serem escolhidos», destacou o autarca.
 
Depois entre 11 a 29 de junho decorrem os Santos Populares, nas "Festas da Cidade", com os famosos arraiais populares, e no dia 23 de junho está prevista uma encenação da Moura Encantada junto à porta do Castelo.
 
O programa "Verão em Tavira" decorre de junho a setembro e aposta mais uma vez, na música, cenas de rua, artes, concertos ao ar livre gratuitos, o festival de jazz e feiras temáticas.
 
No desporto a 15 de julho decorre a prova "Corrida Mar Azul" que liga a praia do Barril à praia de Tavira.
 
Em setembro está agendada a 6ª edição da Feira da Dieta Mediterrânica no "coração" da cidade, com cerca de 160 expositores unidos, na valorização e salvaguarda do Património Cultural Imaterial da Humanidade.
 
No regresso às aulas a autarquia reserva para os mais novos a "Semana da Juventude", com atividades para os jovens e música com DJ Piruka e o algarvio Diogo Piçarra.
 
A 5 de outubro o ciclismo estará em destaque no "Festival de Pista", dando lugar a partir de dezembro à programação de natal e de passagem de ano.
 
No final da apresentação Jorge Botelho disse ao Algarve Primeiro, que o ponto alto da programa é já apartir do S. João, «aí as iniciativas são muitas e para todos os gostos» avançou o autarca, destacando o "Tavira - Viva a Primavera" e de seguida o "Verão em Tavira" que servem de roteiro cultural durante grande parte do ano, para que residentes e visitantes possam contar com cultura e animação mais perto e a custo zero.
 
O autarca falou de 1,5 milhões de euros de investimento na realização destes programas em 2017, esperando não ultrapassar esta fasquia este ano, até porque como disse, «a programção ainda não está fechada».
 
O edil realçou ainda o facto deste tipo de eventos «atrairem milhares de pessoas à cidade e ao concelho, fazendo com que haja maior dinâmica económica local, quer ao nível do emprego de receitas e mesmo de projeção do tecido empresarial local».
 
Jorge Botelho vê toda esta programação como uma forma de promoção do concelho, «Tavira é uma terra onde acontece sempre alguma coisa, onde 90% dos espectáculos não são pagos, e portanto, é uma forma de dinamizarmos  o concelho, porque a melhor publicidade que podemos ter, além da limpeza, da qualidade urbanística, passando pela gastronomia, é a ideia que as pessoas ficam de que em Tavira há experiências interessantes, coisas que podem de alguma forma juntar a família, porque somos uma terra de família», concluiu.