Política

Direção do Volt Portugal reuniu com autarca de Albufeira sobre substituição do “turismo de borga”

 
Em trabalho político pelo Algarve, a nova liderança do Volt Portugal foi recebida pelo presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, esta quinta-feira, para falar sobre dois temas que considera prioritários: sustentabilidade e turismo.

À saída do encontro, Ralf Medernach, luxemburguês residente em Albufeira, profissional do turismo e líder do Volt no Algarve, afirmou que “foi uma reunião muito positiva na qual se destacou a disponibilidade do autarca de Albufeira em nos ter recebido para falar de temas tão importantes para o futuro da nossa região e para sairmos do roteiro do turismo de borga sem perder receita”.
 
Em comunicado, o partido adianta que foi aborada a gestão de água no Algarve no contexto da seca extrema que o país atravessa. Duarte Costa, especialista em alterações climáticas e co-presidente do Volt Portugal, acentuou que “Albufeira é o município do país que mais consome água per capita e, depois de Lisboa, é o segundo que mais turistas recebe. As incertezas sobre a futura disponibilidade hídrica nesta região exigem não apenas investimentos em infraestruturas e tecnologias de reaproveitamento de água, mas também um novo modelo de turismo mais sustentável e de maior valor agregado para Albufeira e para o Algarve”, considerou. 
 
Na mesma reunião, a direção do Volt confirmou a sua disponibilidade para colocar os seus quadros e especialistas à disposição de Albufeira e de outros municípios algarvios para ajudar a definir e executar estratégias de transição sustentável neste setor chave para a região. 
 
A reunião terminou com o tema da igualdade de género na liderança política, pontuada por Cátia Geraldes, vogal nacional do Volt, encarregada das políticas para a igualdade de gênero: “Existe uma cultura prevalente em Portugal que dificulta o acesso e muitas vezes até o interesse das mulheres pelas posições de liderança política. O executivo de Albufeira é constituído por 7 vereadores e apenas um desses vereadores é mulher. Esta é uma realidade que o Volt já conseguiu mudar em vários países da Europa e é uma das principais prioridades da nova direção do Volt Portugal”, explicou.