Cultura

Diretora do Museu de Lagos é a convidada do próximo Encontro de 5ª feira

Elena Morán, diretora do Museu de Lagos é a convidada do Encontro de 5º Feira, promovido pelo Grupo dos Amigos de Lagos, e que terá lugar no auditório da Biblioteca Municipal Dr. Júlio Dantas, pelas 17 horas, desta quinta-feira, 3 de março, dando seguimento ao novo ciclo “Lagos, primeiros passos”.

PUB
Elena Morán, é doutorada em Pré-História e Arqueologia, e investigadora integrada na Uniarq/Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa, colaboradora técnico-científica em projetos de investigação com projeção internacional e autora de livros, capítulos de obras coletivas e de artigos publicados em revistas nacionais e internacionais especializadas em Arqueologia. Desde 2002, exerce funções de técnica superior (arqueóloga) na Câmara Municipal de Lagos, no âmbito da gestão da arqueologia urbana, museologia e investigação aplicada ao território e atualmente é diretora do Museu de Lagos.
 
No Encontro deste mês, Elena Morán, irá revelar os principais passos da transformação das velhas salas do edifício no moderno espaço de que a cidade passou a dispor e os passos seguintes, de reaproximação à comunidade, a começar pelos mais novos.
 
O encontro tem entrada livre, a duração de uma hora e inclui debate.
 
Nota do Grupo dos Amigos de Lagos, lembra que, fundado em 1932, pelo lacobrigense José Formosinho, o Museu nasceu do seu interesse pelo passado da região. "Durante muitos anos, foi ponto de encontro da população local, que foi depositando o que melhor representasse um património cultural comum, de que toda a cidade se orgulhava e as vitrines, feitas na antiga Escola Industrial, exibiam. Foi também casa de mestres da pintura, como Falcão Trigoso e Jaime Murteira e de artistas e artesãos que despontavam e cujos trabalhos a cidade acorria a visitar". 
 
Em 1970, foi cenário do I Salão de Arte de Lagos, onde João Cutileiro e Álvaro Lapa receberam os seus primeiros prémios e, em 1993, recebeu, de Pedro Reis, a Aldeia da Senhora do Forte, cuja festa passou a decorrer anualmente e recebeu um prémio da Comunidade Europeia, em 2011.
 
Após obras profundas de remodelação, o Museu de Lagos Dr José Formosinho passou a englobar todas as estruturas museológicas do concelho. É esperado que o Museu Rural de Espiche – com catálogo publicado, em 2005, pelo Grupo dos Amigos de Lagos, na sequência de um contrato programa com o município – e o Museu de Cera dos Descobrimentos, venham também a ser incluídos no mesmo espaço.