Sociedade

Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais do Algarve testado em São Brás de Alportel

O arranque da fase Bravo do DECIF (15 maio a 30 junho) na região do Algarve será marcado por um exercício que irá envolver o expoente máximo do mecanismo instalado para responder aos incêndios florestais, na região.

PUB
 
O exercício regional designado DECIFALG´16 com início marcado para as 06h00 deste domingo, terá como cenário um incêndio florestal no concelho de S. Brás de Alportel, cujo Posto de Comando Operacional será instalado no sítio da Fonte Férrea, naquele concelho. 
 
Este exercício pretende acima de tudo, “pôr à prova” todos os procedimentos operacionais instituídos. 
 
Os Agentes de Proteção Civil e Entidades Cooperantes responderão com os meios e recursos em Livex (com movimentação real) e o cenário ocorrerá como se de uma situação real se tratasse.
 
O objetivo é identificar, se o dispositivo instalado na região responde de acordo com o planeado, e se existem procedimentos a ajustar antes do período de maior perigo, nomeadamente a fase Charlie (01 julho a 30 setembro).
 
Recorde-se que, a região vai dispor este ano, na Fase Charlie do DECIF (1 julho a 30 setembro), de 525 operacionais e 124 meios técnicos, num dispositivo integrado que conta com 115 entidades que trabalham para a Defesa da Floresta Contra Incêndios.