O programa DiVaM 2017 – Dinamização e Valorização dos Monumentos, da Direcção Regional de Cultura do Algarve, traz a alguns dos monumentos mais emblemáticos da região um programa de atividades práticas e pedagógicas, teatro para crianças, artes plásticas, palestras temáticas e ainda música ao entardecer.
“Mãos no DiVaM”, “DiVaM para os + e – pequenos”, “Música no DiVaM” e “Amatores in Situ” são os ciclos temáticos que dinamizam e promovem a descoberta do património algarvio, durante este mês.
O ciclo de palestras “Amatores in situ – O Mundo Antigo visto por aqueles que o amam”, projeto da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve que promove um novo olhar sobre o Mundo Antigo através da literatura, da arte, filosofia e arqueologia, encontra-se a decorrer nas Ruínas Romanas de Milreu.
Neste mês, os temas abordados são “Édipo, do mito ao complexo”, no dia 9, “Agripina, a jovem, e a família Júlio - Cláudia”, no dia 18, e ainda “Literatura Latina, a nossa escolha: Ovídio”, no dia 25.
O “Lobo Vermelho”, espetáculo pelo Teatro Experimental de Lagos, vai ser apresentado no dia 17 de maio na Ermida de Nª Sra de Guadalupe, e dia 19 de maio nas Ruínas Romanas de Milreu, projeto que engloba as áreas da narração oral, música, teatro. Tem como tema essencial a história do capuchinho vermelho, numa desconstrução da sua simbologia e da evolução da interpretação do conto ao longo dos tempos e suas perspetivas culturais, um projeto direcionado para as Escolas de Vila do Bispo e de Estoi.
A “NOVA Escola de Sagres” um projeto promovido pelo Centro de Ciência de Viva de Lagos, vai reunir na Fortaleza de Sagres, nos dias 19 e 20 de maio, a dinamização de atividades relacionadas com a artes de navegar, a História e o conhecimento que resultaram nos Descobrimentos.
Pretende-se que cada participante tenha a oportunidade de experimentar com as suas próprias mãos, atividades como a construção de uma caravela modular de 6 m de comprimento, a exploração de instrumentos de navegação, construção de mapas, cartas e relógios de sol, observações solares e noturnas, exploração das plantas dos descobrimentos e um workshop de sementes de todo o mundo e outras atividades práticas de cariz científico e tecnológico. Haverá ainda uma palestra e uma observação astronómica
O Castelo de Aljezur acolhe o projeto “O Olhar do Pintor – O Monumento como motivo artístico” no dia 28 de maio (mediante inscrição através de:
[email protected]). Trata-se de um projeto promovido pela ArtAdentro – Arte Contemporânea Associação, que consiste em sessões de pintura ao ar livre - das 10h30 às 13h e das 15h às 17h30.
O ciclo “Concertos ao Entardecer” promovido pela Associação ArQuente, regressam à Fortaleza de Sagres, para mais uns fins de tarde de música indie. A abertura do ciclo será no dia 28 de maio, pelas 18horas, com “The Postcards”, banda indie folk de Beirute.
Algarve Primeiro