Sociedade

DiVaM ensina aos mais novos o que é ser arqueólogo

 
O programa da Direção Regional de Cultura do Algarve - DiVaM, prossegue durante a próxima semana com mais iniciativas nos monumentos do Algarve.

As Ruínas Romanas de Milreu são palco dos projetos “Vamos dar Voz à Cidadania” e “Arqueólogo por um dia!”, a Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe recebe um recital de canto e piano e a Fortaleza de Sagres  acolhe o projeto “Música em Voz – Francisca e Vibrafone”.
 
Nas Ruínas Romanas de Milreu irá ter lugar o projeto “Arqueólogo por um dia!”, a realizar no dia 5 de dezembro, em duas sessões, direcionadas para crianças entre os 9 e 14 anos de idade. As sessões estão agendadas para as 10h30 e 15 horas, com a duração de 90 minutos cada. Os participantes poderão experienciar as diversas fases de uma escavação arqueológica, desde a montagem das quadrículas, escavação, recolha de materiais, lavagem e desenho, após uma breve apresentação sobre esta profissão. Cada criança deve estar acompanhada por um adulto, sendo a atividade limitada a 5 crianças por sessão. Projeto promovido por Lais de Guia – Associação Cultural do Património Marítimo
 
Também nas Ruínas de Milreu, decorrerá o projeto “Vamos dar Voz à Cidadania” nos dias 3 e 10 de dezembro, com início às 11 horas, numa iniciativa promovida pela Associação Internacional de Paremiologia, realizada em parceria com a ASMAL – Associação de Saúde Mental do Algarve, onde se pretende explorar a Carta dos Direitos Humanos, associando às manifestações de vivências e experiências de vida da cultura popular, através dos provérbios. Os trabalhos serão posteriormente expostos nas Ruínas Romanas de Milreu. Projeto desenvolvido por Rui Soares e Marinela Soares.
 
As iniciativas nas Ruínas de Milreu carcecem de inscrição obrigatória através de milreu@cultalg.gov.pt ou tef. 289 045 652.
 
A Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe acolhe na próxima sexta feira, dia 4 de dezembro, pelas 16 horas, o projeto “Ciclo Artis XXI – Músicas do Mundo”, um recital de canto (Michele Tomaz) e piano (Jeferson Mello). O projeto apresenta obras de importantes compositores conhecidos internacionalmente, que se debruçaram sobre a questão da recolha e organização do rico legado musical de diferentes culturas, num projeto promovido pela ARTIS XXI - Associação de Educação Artística de Lagoa – AEL.
 
O ciclo Artis XXI termina na Fortaleza de Sagres com o projeto “Música em Voz – Francisca e Vibrafone”, no domingo, dia 6 de dezembro, às 16h30. No palco dá-se protagonismo ao som do vibrafone e à voz do feminino. O ritmo da palavra e a poesia da música marcam esta apresentação, que decorre a autores que valorizam e questionam o papel da mulher, através do projeto promovido também pela ARTIS XXI. 
 
As iniciativas na Fortaleza de Sagres e na Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe carcecem de inscrição obrigatória através de fortaleza.sagres@cultalg.gov.pt e telf. 282 620140
 
Todas as atividades culturais DiVaM são de entrada gratuita, mediante inscrição prévia (obrigatória), e cumprem as medidas de seguranças definidas pela DGS.