A Docapesca vai reabilitar as redes de água e de energia elétrica das duas pontes-cais do porto de pesca de Portimão.
O concurso público será lançado em breve com um preço base de 120 mil euros.
Este investimento vai permitir o acesso a água e energia elétrica das embarcações de pesca que utilizam as pontes-cais para atracagem e estacionamento, criando melhores condições para o desempenho da sua atividade com elevados padrões de higiene e segurança alimentar, diz a Docapesca em comunicado.
O anúncio foi feito esta quarta-feira, em Portimão, numa cerimónia presidida pela ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e que incluiu também a assinatura do contrato para a reabilitação de escadas e defensas nos portos de pesca de Portimão, Lagos e de Sagres.
No que diz respeito à rede de água, o objetivo será substituir as tubagens e respetivos acessórios por materiais em polietileno de alta densidade e pressão nominal para transporte e abastecimento de água potável.
Relativamente à rede de energia elétrica, está previsto o fornecimento e montagem de novos armários de distribuição de energia e de iluminação e novos ramais de alimentação da rede, assim como novas colunas de iluminação, equipadas com luminárias baseadas em tecnologia LED.
O projeto tem ainda uma componente de engenharia de automação que vai permitir a monitorização remota dos consumos de água e de energia elétrica e, quando necessário, se atue sobre estes mecanismos a partir de um sistema de controlo central.
No final da manhã, já em Olhão, a ministra do Mar homologou o protocolo entre a Docapesca e a Câmara Municipal, com vista à reabilitação das três rampas de abastecimento às ilhas.