Economia

Docapesca concluiu dragagens no rio Gilão em Tavira

 
A Docapesca concluiu a dragagem do rio Gilão, em Tavira, entre o edifício da lota e a ponte rodoviária a nascente, para garantir as cotas de fundo necessárias à salvaguarda das condições de segurança, num investimento de 281.650 euros.

 
Segundo a Docapesca, os trabalhos visaram recuperar as cotas mínimas de serviço à operacionalidade de estacionamento e descarga do pescado em lota, sendo também essenciais para o Projeto de Reordenamento das embarcações no Rio Gilão, que inclui a implantação de estruturas (plataformas) de acostagem ao longo da margem direita do rio, entre o Mercado da Ribeira e a Ponte dos Descobrimentos.
 
Estruturas que de acordo com a mesma entidade, incluem cinco cais, designadamente, "para o desembarque do pescado, para operação das empresas marítimo-turísticas, para o embarque para a ilha de Tavira, para embarcações de pesca profissional e para abastecimento de combustível".
 
Trata-se de um projeto enquadrado nas ações de requalificação do espaço urbano que o Município de Tavira tem promovido, em particular na frente ribeirinha do Gilão.